Termina nesta quarta-feira (07), em Natal, o encontro regional da Olimpíada de Língua Portuguesa, que está ocorrendo no Hotel Imirá, na Via Costeira. O evento reúne os 125 finalistas regionais da categoria Crônica, do prêmio nacional. Nessa categoria, o Rio Grande do Norte é representado por 16 finalistas.

Entre os destaques potiguares, estão os trabalhos de dois alunos da rede estadual. Com o título "Poluição eleitoral", a aluna Maria José Barbosa, da Escola Estadual Maria de Lourdes Bezerra, de Macau, foi selecionada para a etapa regional. Assim como a estudante Larissa Rebeca de Araújo Nobre, da Escola Estadual Teonia Amaral, de Florânia, que escreveu a crônica "O sábado na minha cidade".

Enquanto a categoria crônica tem a sua final regional encerrada nesta quarta-feira, as categorias Memórias Literárias e Poemas e Artigos de Opinião, terão seus encontros em São Paulo (12 a 14/11), Fortaleza (20 a 22/11) e Belo Horizonte (27 a 29/11), respectivamente. Alunos da rede estadual do Rio Grande do Norte também apresentarão seus trabalhos nessas categorias.

Após realização de todas as finais regionais, 38 concorrentes de cada categoria serão selecionados para a etapa final, em Brasília, nos dias 9 e 10 de dezembro.  A novidade é que os professores orientadores poderão participar da premiação com a categoria especial de relato de experiência dos trabalhos finalistas. Os interessados devem enviar seus relatos até 24h antes de cada etapa específica no site www.escrevendo.cenpec.org.br.

Sobre a Olimpíada
A Olimpíada de Língua Portuguesa desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. A cada biênio, nos anos pares, o projeto realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país.

Iniciativa do Ministério da Educação - MEC, e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - CENPEC, a Olimpíada de Língua Portuguesa tem como parceiros o Conselho Nacional de Secretários de Educação - CONSED, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime, e o Canal Futura.