Uma diligência específica, em função de novos fatos surgidos no caso das crianças desaparecidas no bairro Planalto, região oeste da capital, motivou a segunda Audiência Pública da CPI do Tráfico de Pessoas do Senado em Natal este ano, que irá acontecer na próxima segunda-feira (30), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, às 8h. A primeira foi em maio passado.

Além dos três senadores que compõem a CPI (a presidente Vanessa Grazziotin PC do B/AM, do vice-presidente, Paulo Davim PV/RN e da relatora Lídice da Matta PSB/BA), a audiência contará com a presença de representantes da Polícia Federal e do Ministério Público.

O fato novo é a coincidência do relato, por várias testemunhas, nos autos do processo, da existência de um estrangeiro residindo no Planalto na época do desaparecimento das crianças. A CPI vem realizando audiências em várias cidades brasileiras e atua na investigação do tráfico interno e para fora do país. Os senadores, inclusive, foram procurados pela produção da novela global Salve Jorge, que trata desta temática, em busca de subsídios para a atuação dos personagens.

"Essa situação das crianças do Planalto tem fortes indícios de que faz parte do tráfico de pessoas e por precisamos investigar, precisamos do envolvimento da família e principalmente do envolvimento dos órgãos de segurança pública e outros órgãos competentes para que esses casos sejam resolvidos e tenhamos resultados positivos", disse o senador Paulo Davim.

O vice-presidente da CPI disse que serão feitas novas oitivas com os familiares das pessoas desaparecidas, as testemunhas do caso. Na audiência passada, levantou-se a problemática específica de Natal, das crianças do planalto e por conta desse fato os senadores fizeram uma solicitação ao Ministério da Justiça para que a Polícia Federal entrasse no caso e as investigações fossem retomadas.