A secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho, recebe a imprensa nesta quarta-feira (15), a partir das 15h, no auditório da Secretaria de Educação, para detalhar os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB/2011, no Rio Grande do Norte. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (14), pelo Ministério da Educação.

Apesar da greve de 79 dias que afetou de forma decisiva o calendário escolar e a qualidade do Ensino/Aprendizagem, o Estado superou a projeção do MEC para 2011 e conseguiu avançar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, se comparado com o último levantamento, realizado em 2009. Já em relação aos Anos Finais e ao Ensino Médio, o índice de 2009 foi mantido. É um dado importante, quando é levada em conta a informação de que nove estados do país obtiveram um resultado pior do que em 2009.

Na entrevista coletiva desta quarta-feira, serão apresentados ainda os resultados das escolas com o melhor IDEB do Estado, dos municípios com os melhores índices, além das medidas que estão sendo colocadas em prática desde o ano passado para alavancar os resultados da Educação no Rio Grande do Norte.

SOBRE O IDEB
Criado em 2005, o Ideb é calculado a cada dois anos com base no desempenho dos alunos na Prova Brasil, de português e matemática, e na taxa de aprovação das escolas. A avaliação é aplicada a alunos da 4ªsérie/5º ano e 8ª série/9º ano de todas as escolas públicas com mais de 20 alunos matriculados na turma. Estudantes do 3º ano do ensino médio e de escolas particulares são avaliados de forma amostral. 

Com informações da Assessoria de Comunicação