Depois de completar um ano do início das obras no dia 15 deste mês, o canteiro de obras do Estádio Arena das Dunas, com seus 1.200 colaboradores trabalhando em quatro turnos - manhã, tarde, noite e madrugada, prepara-se para iniciar agora em setembro a montagem das arquibancadas.
Nas últimas semanas foi intensificada a instalação das vigas que receberão as arquibancadas. Para isso, está sendo montado um guindaste com capacidade para 300 toneladas, que será utilizado na montagem.
"Estamos dentro do cronograma estabelecido pelo Comitê Organizador Local (COL) juntamente com a FIFA e com o passar dos meses estamos vencendo as etapas da obra dentro do planejado", disse o secretário Extraordinário para Assuntos Relativos à Copa do Mundo 2014 (Secopa), Demétrio Torres, salientando o andamento das obras, que já estão 30% concluídas.
A Arena das Dunas terá capacidade para 42 mil espectadores sentados durante o mundial de futebol e foi idealizado para ser um grande espaço flexível para vários tipos de eventos. Até a conclusão do estádio, está previsto que chegue a 1.500 o número de funcionários na obra.
Quatro jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 estão programados para a Arena das Dunas. Dia 13 de junho (Dia de Santo Antônio), 16 junho, 19 de junho e 24 de junho (São João) de 2014.
As 64 partidas da Copa do Mundo da FIFA serão disputadas em 12 cidades do País. São Paulo receberá o jogo de abertura no dia 12 de junho de 2014, enquanto o Rio de Janeiro acolherá a final da 20ª edição do mais importante torneio de futebol do planeta.
Fotos: Canindé Soares