https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg62NaGXJNawiKIKkZCvY7j2Mz5kPJ_uiUbXY0mM4TS62LeegEiPw6rLoKrcW66QTo5wLHo8tgMKlQGWLvSMus4T3oV06Or7sdVzQhpSg8F20XeDt5SavJM_vFf1CPE4p491yZzxQ7ggsEe/s1600/P5070020.JPG
Cruzamento com Rua Pedro Gomes
Em Dezembro do ano passado, 2011, o Notícias do RN veiculou uma matéria sobre o descaso que a prefeitura está tendo com uma área importante de Nova Parnamirim, o Portal do Jiqui.

Tudo aconteceu depois que uma operação de combate às drogas realizada pela Polícia Militar e Civil que prendeu 4 pessoas na comunidade, que é conhecida vulgarmente como “Toca da Raposa”, e alavancou uma série de questionamentos sobre a atual situação da pequena área que é considerada como a “ferida” de Nova Parnamirim.

Abaixo Assinado e Processo

A repercussão foi tamanha que os moradores iniciaram um abaixo assinado para solicitar do executivo providências diante dos problemas enfrentados na região. O abaixo assinado será parte de um processo que possivelmente será movido contra a prefeitura de Parnamirim.

O Portal do Jiqui é uma comunidade que ficou espremida pelo desenvolvimento do bairro logo que as grandes empresas começaram a investir na construção de imóveis de alto e médio padrão.



Falta Calçamento 

A prefeitura de Parnamirim, em 2007, realizou um processo de pavimentação e urbanização de algumas ruas, porém, boa parte do Portal do Jiqui foi esquecido. O que chama mais a atenção é o fato da comunidade, hoje, possuir poucas ruas e os moradores questionam o critério utilizado pelo Prefeito, há época, Agnelo Alves para não concluir o calçamento e questionam, ainda, o atual prefeito Maurício Marques por não ter investido na região.


O IPTU caro

O que os moradores mais questionam é o fato pagarem IPTU. Nova Parnamirim é uma região que possui um dos IPTU mais caros da cidade, porém, não há investimento em calçamento, drenagem, saneamento e muito menos em políticas públicas para o combate à criminalidade naquela região. 

Uma moradora relata que conversou com um funcionário da prefeitura e o mesmo disse que o motivo de não ter calçamento era o fato de que havia muitas casas de posse na região, porém, o Notícias do RN apurou algumas informações que comprovam que até a penúltima rua do Portal do Jiqui, a rua Pedro Gomes, há imóveis legalizados e registrados para pagamento de IPTU. Existe uma lei municipal onde aduz que 30% do arrecadado pelo imposto devem ser revertidos em benefício para o bairro.

"Chuvas de Março"

Preocupados com os estragos que as chuvas deixam na região e na iminência de alagamentos, os moradores reivindicam da prefeitura melhorias na infraestrutura e nos serviços urbanos e solicitam, em caráter de urgência, um projeto concreto para drenagem, saneamento e calçamento da região. Alguns moradores informaram que já estão reunindo uma grande quantidade de informações, fotos e documentos para entrar com um processo judicial pois reclamam da espera, de anos, para a concretização da tão sonhada obra de calçamento do Portal do Jiqui.

 

O jogo de Empurra: Prefeitura e MP

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj7mcshxR1mjfdjfjAEWf14x4jnaLF2b4oBMORAlgkAqeQtxYB9aHaf6RQmZGjus4Eg8XTY29_QDOAW8SZA38zkRFH_rBYvTK5BiXmtzwRJQJw1fP1FDWIkUR1xY7__hsQ2u9bLyzbnEKU/s1600/Maur%25C3%25ADcio+Marques.jpg
Prefeito Maurício Marques (Foto: Divulgação)

Uma moradora identificada como Sandra relatou ao Notícias do RN que o presidente da Associação de moradores procurou, na época da reportagem, o prefeito, porém, segundo informações, foi atendido por um assessor que afirmou que as obras de calçamento e drenagem da região não saiam do papel por causa do Ministério Público que “não deixa”. Na mesma ocasião houve um questionamento sobre essa afirmação, porém o assessor não entrou em detalhes.

Para os moradores esse é mais um jogo de empurra que a prefeitura está fazendo com o MP pois o MP não dá informações, não acata as denúncias, não convoca e nem, ao que parece, analisa as reivindicações. 

MP não respondeu à imprensa

O Notícias do RN informa aos seus leitores que tentou quatro vezes, há época, entrar em contato com o Ministério Público e, inclusive, ligando para a assessoria de imprensa, para obter uma resposta sobre a denúncia realizada pelos moradores do Portal do Jiqui II, em Nova Parnamirim, sobre o não calçamento da pequena comunidade que está esquecida pelo poder público municipal.

Entramos em contato duas vezes com o MP de Natal, e mais duas em Parnamirim, porém, todas as vezes fomos informados que entrariam em contato conosco para esclarecer a denúncia do morador, porém, até o presente momento não recebemos nenhuma comunicação.

Vale salientar que a Assessoria de Imprensa, em Natal, nos atendeu muito bem e a impressão dada era que certamente retornariam, porém, mesmo com esse bom tratamento não recebemos nenhuma comunicação por email, nem por telefone.