No dia 17 de março, Natal será sede, pela primeira vez, de uma das maiores e mais esperadas competições de aventura do mundo. Um evento que entrará para a história do Rio Grande do Norte e para o calendário de muitos competidores. Atletas de todo o país irão participar de provas de natação, corrida diurna, corrida noturna e ciclismo. O XTERRA Brazil chegou à cidade do sol.
 
O XTERRA é o maior festival de esportes outdoor do planeta. Está presente em 17 países com mais de 150 etapas no mundo. O XTERRA Brazil tem formato único, que envolve toda a família com total segurança, além de agregar os pilares do XTERRA life style como saúde, turismo, meio ambiente e esporte. As provas exigirão dos participantes muita concentração, garra, determinação, agilidade, espírito de equipe e integração ambiental.
 
Em 1996 teve sua criação como um duelo entre triatletas e praticantes de mountain bike, na Ilha de Maui, Havaí. Era conhecido na época como Aquaterra. De lá para cá, o XTERRA se tornou mais que uma competição, se tornou um estilo de vida. Foi se espalhando pelo planeta e hoje forma um calendário mundial de provas, do qual o Brasil faz parte desde 2005.
 
O XTERRA Natal será composto por duas modalidades, o Triatlo e o Night Run. O triatlo é a união de três esportes, natação, ciclismo e a corrida que é realizado em revezamento. Já o Night Run é a tradicional corrida noturna, muito animada e com total clima de festa, a prova reúne pessoas com espírito de aventura, atletas profissionais e amadores de todas as idades.
 
A competição terá 100 vagas para o Triatlo e 500 para o Night Run. As inscrições devem ser feitas de 5 de fevereiro até 10 de março pelo site http://www.rapanui.com.br e os valores são de R$ 100 Triatlo e R$ 50,00 Night Run. Ao fazer a inscrição fica garantido o kit do atleta contendo uma touca de natação, uma tatuagem XTERRA e uma camiseta para os participantes do Triatlo e uma head lamp e uma camisa para quem vai se aventurar no Night Run.
 
Serão premiados os três primeiros colocados em cada categoria. A organização do evento é feita pela Rapa Nui e tem como apoio a Red Bull. Segundo a Rapa Nui, o público estimado para o dia da competição é de aproximadamente 2 mil pessoas. Além da população local, muitas pessoas de outros estados estarão prestigiando as provas.
 
Sobre a Rapa Nui
A Rapa Nui Bike Store é uma loja de ciclismo fundada em 2003. Focada no ciclismo de aventura tem como meta desenvolver o ciclismo no Rio Grande do Norte. Para isso, desenvolve um trabalho de organização de provas e passeios e busca constantemente capacitar seus funcionários, para estar sempre habilitada a executar todos os serviços de forma profissional, rápida e correta.
Por ter essa preocupação, a Rapa Nui passou a ser referência e ponto de partida de passeios noturnos, trilhas, treinos de equipes de mountain bike, ciclismo, triatlo e provas de aventura.