O Centro de Reabilitação Infantil/Adulto (CRI/CRA) realizará, nesta quinta-feira (12), às 10h, uma solenidade para marcar o início da entrega de 2.330 cadeiras de rodas de diversos tipos: comum, de banho (comum e especial), especial (AVD, obesos, para-atletas, etc.). No evento, quatro pacientes de diferentes idades e patologias irão receber suas cadeiras, simbolizando o quantitativo contemplado. A solenidade, que contará com a presença da Governadora Rosalba Ciarlini e do Secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda, ocorrerá na sede da instituição, situada na Av. Alexandrino de Alencar, no Tirol.



O total do investimento foi de R$ 1.799.632,00, recursos provenientes de um convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e o Ministério da Saúde. A entrega das cadeiras beneficiará pacientes cadastrados de todo o Estado, iniciando-se em Natal e Grande Natal e seguindo para as demais localidades, através de parceria com as Regionais de Saúde e prefeituras municipais, de modo a evitar o deslocamento dos usuários.

A entrega de todas as cadeiras de rodas será realizada por uma equipe especializada em tecnologia assistiva/cadeira de rodas, composta por dois terapeutas educacionais e dois fisioterapeutas, além de uma equipe de apoio. Assim, os usuários irão receber suas cadeiras de forma personalizada, de acordo com sua necessidade e funcionalidade.

Além dessa iniciativa, o CRI/CRA iniciou, no último dia 02, uma reforma no piso dos setores de reabilitação, psicologia, ginásio da reabilitação e laboratório de Genética Humana. O total do investimento foi de R$ 293.291, advindos das esferas estadual e federal.