A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) inicia nesta segunda-feira (23) as aulas da segunda turma do Instituto Metrópole Digital. Ao todo, 1,2 mil alunos começam a caminhada para a capacitação na produção de hardwares e softwares. No final do curso, todos receberão diploma de técnico habilitado em informática para internet ou rede de computadores.

O Metrópole Digital foi criado pelo deputado federal Rogério Marinho (PSDB) e implantado com sucesso pela UFRN. Apenas em emendas do parlamentar, o projeto já recebeu quase R$ 45 milhões oriundos do governo federal. A primeira turma teve suas aulas concluídas em 2011. O objetivo do projeto é transformar Natal, em médio prazo, numa referência em tecnologia da informação no Nordeste brasileiro.

A programação para o primeiro dia de aula prevê uma apresentação geral do conteúdo do curso e sua execução. Também serão conhecidos os tutores das turmas, equipe de acompanhamento e os procedimentos para implantação das bolsas.

De acordo com Marcel Oliveira, coordenador do curso, a expectativa para 2012 é a melhor possível. “Temos a experiência positiva do ano passado e vamos melhorar muita coisa na própria execução do curso. Já temos recebido solicitações de estágio oficial para alunos”, revelou o professor.

Marcel ainda destacou os objetivos do Metrópole Digital e novas oportunidades que o projeto tem possibilitado aos jovens. “A função do curso é estimular os jovens a empreender, entrar na área de tecnologia da informação ou ingressar no curso de graduação”, disse.

O site oficial do curso (http://www.metropoledigital.ufrn.br/blog/) disponibiliza a tabela de horários da “aula zero” para cada todas as turmas.