Com o objetivo de preservar a área de manguezal do estuário do Rio Potengi, a Prefeitura do Natal, por meio da Companhia de Serviços Urbanos (Urbana), firma convênio de cooperação técnica com a Fundação para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar (Fundep), para viabilizar as atividades previstas no Programa de Recuperação do Estuário do Potengi. O documento será assinado pela prefeita Micarla de Sousa, pelo diretor presidente da Urbana, João Bastos, e pela presidente da Fundep, Jurema Dantas, na tarde desta segunda-feira (26), às 15h, no Palácio Felipe Camarão.


A parceria prevê o monitoramento e a coleta regular dos resíduos sólidos, como também a realização de mutirões de limpeza e educação ambiental na região estuarina com vistas à preservação ambiental. A coordenação das atividades ficará a cargo da Fundep, sendo que para isso será apresentado plano de ação para aprovação da Urbana.

Dentre as obrigações da Urbana, está a disponibilização de dois garis nos turnos matutino e vespertino, de segunda-feira a sexta-feira, para realizar a coleta dos resíduos em pontos definidos no plano de ação. Além disso, também irá disponibilizar quatro garis, três vezes por ano, para participar dos Mutirões de Limpeza e Educação Ambiental do Estuário do Potengi.

A Fundep será responsável pela apresentação do Plano de Ação e também por garantir o transporte fluvial dos resíduos. Além disso, a Fundep também providenciará equipamentos de quantificação diária dos resíduos coletados para fins de pesquisa e elaboração de relatórios.

A gestão do projeto será feita em parceria entre as duas instituições, sendo que pela Fundep ficará responsável Gustavo Henrique de Brito Crizanto e pela Urbana o gerente técnico de meio ambiente Heverthon Rocha.

Este convênio representa um grande avanço na proteção da faixa de mangue que se estende desde a Ponte de Igapó até o Forte dos Reis Magos, onde há o encontro do rio com o mar. Também deve-se destacar a importância para os ecossistemas marinhos, que dependem do estuário para procriação e perpetuação de inúmeras espécies.