Parnamirim: Limpeza não resolve o problema da "Toca"

http://3.bp.blogspot.com/-lC_zQKGO0Oc/TcV49u93ipI/AAAAAAAAAoM/SzN8BUrEMLo/s1600/P5070018.JPG 

Secretaria de Limpeza poderá realizar um multirão

Fomos informados que o Secretário da SELIM, depois da veiculação da matéria do Notícias do RN sobre o descaso na comunidade Toca da Raposa, decidiu realizar um multirão na próxima sexta-Feira(09).

Limpeza não resolve o problema da "Toca"

Apesar da região estar com muito lixo acumulado nas ruas e em terrenos esse é apenas um dos grandes problemas enfrentados pela comunidade. A principal reivindicação dos moradores não é o Lixo, haja visto que a limpeza, para eles, é uma medida paleativa e que sempre demora a ser tomada pela prefeitura. A comunidade está decidida a resolver, de vez, um problema que perdura há décadas que é a falta de calçamento, de drenagem e de políticas públicas voltadas para o combate ao consumo de drogas, disse o Presidente da Associação de Moradores da Região Sul de Nova Parnamirim, Antônio Inocêncio.

Dentre os problemas mencionados devido à não conclusão dos calçamentos podemos destacar: A poeira, lixo, lama (devido à àgua servida despejada na rua), alagamentos (em época de chuva), dificuldade de acesso, além do custo alto de IPTU pago pelos moradores do Bairro e que, segundo os moradores, não está sendo revertido em nenhuma benfeitoria como é previsto em Lei

 [NOVA+PARNAMIRIM+ASSOSSIAÇÃO+224.jpg]

Entenda o caso

Como foi veiculado pelo Notícias do RN, a operação de Combate às drogas realizada pela Polícia Militar e Civil que prendeu 4 pessoas na comunidade do Portal do Jiqui II, conhecida como “Toca da Raposa”, alavancou uma série de questionamentos sobre a atual situação da pequena área que é considerada como a “ferida” de Nova Parnamirim.

A " Toca" é uma comunidade que ficou espremida e sufocada pelo desenvolvimento do bairro logo que as grandes empresas começaram a investir na construção de imóveis de alto e médio padrão.
 
http://www.jornaldehoje.com.br/portal/_upimgs/noticia/arq4a0b0f6e68357.jpg
Ex-Prefeito Agnelo Alves
(Foto: Jornal de Hoje)
A prefeitura de Parnamirim, em 2007, realizou um processo de pavimentação e urbanização de algumas ruas, porém, a "Toca" foi esquecida. O que chama mais a atenção é o fato da comunidade, hoje, possuir poucas ruas e os moradores questionam o critério utilizado pelo Prefeito, há época, Agnelo Alves, para não concluir o calçamento naquela região e questionam, ainda, o atual prefeito Maurício Marques por não ter dado continuidade à obra.
 
 

MP não atende às reivindicações dos moradores 

Alguns moradores procuraram o MP para realizar uma denúncia sobre a questão de uma construção irregular na região e logo em seguida procuraram novamente para questionar o não calçamento e drenagem da região e em nenhuma das duas denúncias (sendo uma delas protocolada e com fotos) houve sequer um retorno por parte do MP e nada foi feito de concreto.
 

O IPTU caro

O que os moradores mais questionam é o fato de pagarem IPTU, pois Nova Parnamirim é uma região que possui um dos impostos mais caros da cidade, porém, não há investimento em calçamento, drenagem e muito menos em políticas públicas para o combate à criminalidade na área da Portal do Jiqui/Toca da Raposa. 
 
Área de Preservação é uma pequena parte da Toca
Uma moradora relata que conversou com um funcionário da prefeitura e o mesmo disse que o motivo de não ter calçamento era o fato de que havia muitas casas de posse na região, porém, o Notícias do RN apurou algumas informações que comprovam que até a penúltima rua da toca da raposa, a rua Pedro Gomes, há imóveis legalizados e registrados para pagamento de IPTU. Existe uma lei municipal onde aduz que 30% do arrecadado pelo imposto devem ser revertidos em benefício para o bairro.
 
O jogo de Empurra: Prefeitura e MP
 
http://4.bp.blogspot.com/-CGDC1psHMas/Tle7At3ABxI/AAAAAAAAAa4/c9O5rslBh4c/s1600/Maur%25C3%25ADcio+Marques.jpg
Prefeito Maurício Marques
(Foto: Divulgação)
A moradora identificada como Sandra relatou ao Notícias do RN que o presidente da Associação de moradores procurou o prefeito, porém, segundo informações, foi atendido por um assessor que afirmou que as obras de calçamento e drenagem da região não saiam do papel por causa do Ministério Público que “não deixa”. Na mesma ocasião houve um questionamento sobre essa afirmação, porém o assessor não entrou em detalhes.

Para os moradores esse é mais um jogo de empurra que a prefeitura está fazendo com o MP pois o Ministério não dá informações, não acata as denúncias, não convoca e nem, ao que parece, analisa as reivindicações.
 
Ministério Público ainda não se pronunciou
Entramos em contato com a Assessoria de Imprensa do Ministério Público para esclarecermos a fala de um dos funcionários da Secretaria de Obras que, segundo informações dos moradores, disse que o Ministéiro Público "não deixa" calçar aquela região.
 
A assessoria nos assegurou que buscará mais informações acerca do ocorrido e retornará o contato para tentar esclarecer essa dúvida que ficou "no ar".

Até o fechamento dessa matéria não houve nenhum contato do Ministério Público na tentativa de esclarecer e apresentar mais informações acerca desse possível veto à uma obra tão importante para a população de Nova Parnamirim.

Descaso: A prefeitura não tem nada previsto para a região

http://erivan.com.br/Noticia%5Cnaur.JPG
Naur Ferreira (Foto: Erivan)
Sec. de Obras de Parnamirim
Não satisfeitos com a informação, os moradores foram procurar o Secretário de Obras de Parnamirim, Naur Ferreira, porém, mais uma vez foram atendidos por um assessor que relatou existir apenas um “estudo” de viabilidade e que não há previsão para realização desta obra.

O Notícias do RN procurará, mais uma vez, entrar em contato com o prefeito Maurício Marques para saber qual a previsão para a obra de calçamento e drenagem do bairro.
 


NOTICIAS DO RN

Autor & Editor

Somos a Agência de Notícias que há mais de uma década traz as principais Notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e Mundo

0 comentários:

Postar um comentário

 
biz.