A governadora Rosalba Ciarlini deu posse no começo da noite desta segunda-feira (31), ao novo secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos Gilberto Jales.

Com a presença do secretário de Estado de Administração e Recursos Humanos, Anselmo Carvalho, a governadora assinou o termo que dá posse a Gilberto Jales como titular da SEMARH.

"Fico lisonjeado com a nova função, pois é uma oportunidade de contribuir efetivamente com o governo do RN", disse Gilberto Jales.



PERFIL

Gilberto Jales é Geólogo, pela UNIFOR; Esp. Em Educação Ambiental pela UERN e Gestão de Recursos Hídricos, pela UFSC, e Mestre em Irrigação e Drenagem pela UFERSA. É professor da Universidade Potiguar. Na área privada atuou em empresas de mineração e prospecção de petróleo e gás natural, prospecção e perfuração de poços para água subterrânea e consultoria ambiental.

Foi diretor adjunto dos cursos de Gestão Ambiental e Gestão de Recursos Humanos e gestão pública da Universidade Potiguar – Campus Mossoró. Na gestão pública foi secretario de Agricultura, meio ambiente e recursos Hídricos da prefeitura de Mossoró de 1997 a 2001 e gerente de agricultura e recursos hídricos de 2001 a 2008.

Foi ainda Presidente do conselho municipal do FUMAC e do Conselho municipal de Desenvolvimento rural durante 12 anos e membro do conselho municipal de Meio Ambiente desde a sua fundação até 2010. Exerceu ainda o cargo de diretor executivo da Gerência de gestão ambiental da Prefeitura de Mossoró de 2009 a 2010. Durante a gestão da Prefeita Rosalba Ciarlini, sob sua coordenação o município foi agraciado por duas vezes com o Prêmio "Gestão Pública e cidadania" pela fundação Getúlio Vargas, BNDES e Fundação FORD.

Os Projetos Água Viva Luz do Sol e Procap. Iniciou e coordenou por dez anos a FESTA DO BODE. Membro da comissão municipal de enfrentamento dos efeitos da seca de 1999 a 2001, e membro da comissão municipal de defesa civil de Mossoró de 2005 a 2008. Foi ainda membro das comissões gestoras da Barragem de Santa Cruz e da Barragem de Umari na bacia hidrográfica do Apodi-Mossoró representando o Município de Mossoró. Gilberto Jales é natural de Messias Targino – RN e cidadão mossoroense, título conferido pela câmara Municipal daquela cidade pelos relevantes serviços prestados ao meio rural. Filho de João Jales Dantas (João Calista) e Isabel Ivonilde de Oliveira Dantas (Dona Belita), Casado com a Senhora Maria do Amparo e pai de dois filhos João Gilberto e Liliane.

Foto: Demis Roussos