Ações do Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), têm conseguido conter a quantidade de homicídios na cidade de Mossoró. Em outubro de 2011, o número foi de nove casos, o mesmo do mês anterior. Se forem comparados os três primeiros trimestres deste ano, o primeiro registrou 45 assassinatos; o segundo 66 e no terceiro foram 32, uma queda de 51,5% em relação à soma dos meses de abril, maio e junho.
 
De acordo com a Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal (Seac) da Sesed, assim foram registrados os homicídios, na cidade de Mossoró, de janeiro a outubro de 2011:
 
MÊS (2011)
HOMICÍDIOS
Janeiro
14
Fevereiro
13
Março
18
Abril
21
Maio
26
Junho
19
Julho
10
Agosto
13
Setembro
9
Outubro
9
 
         Caso a comparação seja feita entre os meses de setembro de 2010, quando ocorreram 12 homicídios, e setembro de 2011, com nove casos, a redução foi de 25 por cento. Em outubro de 2010, foram registrados pela Sesed 11 assassinatos na cidade de Mossoró, contra nove em outubro passado, apontando para uma queda de 18,2% do índice.
 
         O secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, disse que o ideal era que não acontecesse nenhum assassinato, mas a quantidade de ocorrências não depende, apenas, do policiamento, mas, sim, de uma série de fatores sociais que atingem famílias espalhadas Brasil afora. "Nosso trabalho conteve o número de crimes, que teve um pico de 26 casos em maio, caindo agora para 9. Mas isso não nos deixará acomodados. Agora é que intensificaremos as ações, para, assim esperamos, reduzir ainda mais a quantidade de pessoas assassinadas em Mossoró. Nosso serviço de inteligência está fazendo levantamentos, operações são feitas rotineiramente, prisões acontecem quase todos o dias, mostrando que os policiais não param de trabalhar, de forma séria e eficiente".
 
         Aldair da Rocha reafirma o compromisso do Governo do Estado com o bem estar da população, ressaltando a recente criação do 12º Batalhão de Polícia Militar, em Mossoró, lembrando das ações que são deflagradas na cidade pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), dentro do programa "Sertão Seguro", e anunciando a implantação da Divisão de Polícia do Oeste, que deverá acontecer até o final deste mês de novembro, quando passará a funcionar na cidade um prédio bem equipado, dotado de computadores, viaturas, armas e policiais qualificados, comandados pelo delegado de Polícia Civil Odilon Teodósio, um dos mais operacionais do Rio Grande do Norte.
 
"Teremos um comando da Polícia Civil que cobrirá todas as cidades da região Oeste, centralizando as investigações e as ações contra a criminalidade. A previsão é que até o final deste mês tudo esteja pronto, para que a equipe comece logo a trabalhar. É mais uma determinação da governadora Rosalba Ciarlini que nós estamos cumprindo, para o bem da sociedade", disse Aldair da Rocha.

Fonte: Assessoria de Imprensa