O Aeroporto de São Gonçalo do Amarante é um projeto que deverá contemplar toda a região da Grande Natal, em especial a capital que se prepara para sediar a Copa do Mundo de 2014. "O novo Aeroporto vai contribuir para o desenvolvimento de toda a grande Natal. Ganha o turismo da capital, ganha a economia do Estado. Dos preparativos para sediar a Copa do Mundo de 2014, o aeroporto é um equipamento fundamental. Além dele, estamos trabalhando para iniciar o conjunto de obras de mobilidade urbana que interligam o Arena das Dunas, passando pela cidade, até o novo aeroporto" comentou a prefeita Micarla de Sousa, após assinatura do contrasto de concessão do aeroporto, pela presidenta Dilma Roussef.
A solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira, 28, quando a presidenta Dilma Rousseff, fez sua primeira visita oficial ao Rio Grande do Norte, desde que foi eleita em 2010, fazendo o primeiro pouso do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. O evento aconteceu ao lado da pista de pouso, com a presença da presidenta, ministros de Estado, senadores e deputados federais, governadora Rosalba Ciarlini, prefeita Micarla de Sousa, prefeitos e representantes da Anac e Inframérica, consórcio vencedor do leilão e dono da concessão para operar o aeroporto. "Queria dar um abraço nos homens e mulheres do Rio Grande do Norte. Aproveito para agradecer todo apoio que me foi dado nas eleições. Não poderia deixar 2011 acabar sem visitar esse povo guerreiro, estado de grandes homens e mulheres que lutam, e sabem ser democráticos", discursou a presidenta Dilma Roussef.
Após cumprimentar políticos e autoridades presentes, a presidenta Dilma pediu licença para cumprimentar os trabalhadores e trabalhadoras da obra, mostrando a importância do trabalho que estão executando e do que estão contribuindo para a economia e a geração de empregos.  "O Rio Grande do Norte abre agora um novo caminho para o desenvolvimento, além de dar início a uma nova fase dos aeroportos do Brasil, os aeroportos-cidades. Sintam-se orgulhosos, e digo mais, saibam aproveitar as oportunidades que serão dadas com a chegada deste grande empreendimento que é o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante" afirmou a presidenta.
SOBRE O AEROPORTO DE SGA
Trata-se de uma área de 15 milhões de metros quadrados, distante 40 km de Natal, no município de São Gonçalo do Amarante. Foi escolhida como a mais adequada para receber o futuro empreendimento aeroportuário. Estudos iniciados em 1993, pelo então Ministério da Aeronáutica, apontavam a necessidade da separação da aviação militar da civil no Rio Grande do Norte. Em 1995, por meio do decreto de Desapropriação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, foram iniciadas as obras de implantação do novo sítio Aeroportuário.
O novo aeroporto será dotado de duas pistas de pousos/decolagens, medindo 3.000x60m, possibilitando a operação das grandes aeronaves de passageiros e cargas. 70% dos serviços de terraplanagem contratados já estão concluídos, a pista de pouso e decolagem já está com a primeira camada de asfalto lançada, a pista de taxiamento está em fase de aplicação da primeira camada de asfalto e dois pátios de estacionamento de aeronaves, na etapa final de implantação da terraplanagem. Todos os estudos de Impacto Ambiental, EIAA / RIMA, foram realizados e aprovados pelos órgãos ambientais do Estado (IDEMA) e IBAMA.
 SOBRE O LEILÃO
O Consórcio Inframérica, formado pelo grupo Engevix e pelo argentino Corporación America, apresentou proposta de R$ 170 milhões e venceu, em disputa acirrada, o leilão que concedeu ao grupo o direito de construir, manter e explorar o aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. O consórcio foi representado no leilão pela corretora BES Securities. A proposta do consórcio Inframérica teve ágio de 228,82% sobre o valor mínimo estipulado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e superou a do principal concorrente, Consórcio Aeroportos do Brasil, que fechou o leilão com oferta de R$ 166 milhões (ágio de 221%).


Fotos: Frankie Marcone
Com informações da Assessoria de Imprensa