Nesta quarta-feira (05), aconteceu uma reunião na Assembleia Legislativa com a presença dos quatro pilares interessados e preocupados com o prazo de entrega do SPED Fiscal, ou seja, Sescon/RN (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Rio Grande do Norte), autoridades, empresários e empresas de software. O objetivo da reunião foi discutir sobre pleito apresentado na audiência pública de 30/08/11 e quais rumos seriam tomados pela Secretaria de Tributação do RN.



As empresas potiguares tinham até o dia 30 de novembro, prazo determinado após várias prorrogações, para enviar ao Fisco as informações contábeis do ano inteiro em um documento digital, o chamado SPED Fiscal. Porém, durante a reunião foram estabelecidos novos prazos para a conclusão e envio do SPED. "A prorrogação foi uma iniciativa de extrema importância para que empresários, contadores e administradores entendam e adequem suas atividades nessa nova realidade", ressaltou Weber Carvalho, presidente do Sescon/RN.

São 5.918 empresas potiguares obrigadas a entregar a documentação. O número de empresas de com faturamento de mais de 3,6 milhões é de 1.044. Destas, 436 já entregaram o SPED e 608 ainda estão com pendências. Para essas, o fato gerador é de 1º de janeiro de 2011 e o prazo de envio ficou definido para 15 de janeiro de 2012.

Já as empresas que faturam menos de 3,6 milhões, que são 4.874, aproximadamente 1.460 entregaram a documentação e 3.414 ainda precisam enviar. Para essas, o fato gerador foi prorrogado para 1º de janeiro de 2012 e o prazo de entrega ficou para 15 de fevereiro de 2012.