Cerca de 5,3 milhões de estudantes de todo o Brasil vão fazer, neste sábado (22) e domingo (23), as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os participantes devem estar atentos aos horários e novas exigências do exame.

A prova está marcada para iniciar às 13 horas, horário de Brasília. Isso quer dizer que, para o candidato que realizará a prova no RN, a prova terá início às 12 horas. Os portões de acesso devem abrir uma hora antes, às 11 horas. A coordenadora pedagógica Anne Guimarães, do Overdose Colégio e Curso, dá dicas. "É importante que o candidato chegue cedo, conheça o local da prova e escolha uma carteira confortável em um local que o agrade. São detalhes que ajudam a manter a calma e tranquilidade".
Esse ano não será permitido anotar gabarito. Quem quiser conferir suas respostas após o exame deverá esperar até trinta minutos antes do término da avaliação, quando já é permitido levar o caderno de questões.
Materiais permitidos
De acordo com o regulamento do Enem, o único material que o candidato pode levar para a prova é caneta esferográfica de tinta preta, que seja fabricada em material transparente. Não será permitido portar outros objetos, como lápis, borracha e lapiseira.
É importante lembrar que não é permitido usar relógio, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos, sob pena de eliminação.