Impulsionar o Rio Grande do Norte no mercado da energia eólica, esse foi o a assunto tratado na reunião do diretor da empresa Bioenergy, Oscar Gundes, com governador em exercício, Robinson Faria e o diretor do Idema, Marcelo Toscano, nesta sexta-feira (07).
         O Rio Grande do Norte conta com 2.178,4 MW de capacidade instalada e deverá ter 79 parques eólicos em diversos municípios do estado até 2014. Atualmente o estado já produz 102,9 MW , sendo detentor de 49% de tudo o que foi disponibilizado para a produção de energia eólica no Brasil através de leilões.

O número deverá subir após a inauguração de mais duas usinas eólicas na cidade de Guamaré, que terão capacidade de produção de 14.4 MW cada uma. Uma das usinas deverá ser inaugurada no dia 30 de outubro, a outra ainda na primeira quinzena de setembro. "Somos um grupo brasileiro e seremos a primeira a atuar com venda de energia para o mercado livre, já fechamos a venda da energia produzida para a Cemig, que é uma empresa privada. Até então as vendas só eram feitas para mercados regulares", informou Oscar Gundes.
De acordo com Robinson Faria, atualmente são cerca de 130 mil residências no estado que já contam com suprimento de energia elétrica gerado através da eólica. "Por ser uma energia limpa e produzida aqui, é de total interesse que esse número aumente", disse o governador em exercício.

TEXTO: Mara Medeiros
FOTO: Ivanízio Ramos