O Enem 2011 não teve muitas surpresas. O Exame Nacional do Ensino Médio é conhecido por suas questões longas e por abordar temas cotidianos. Por isso, o participante bem preparado soube usar bem o seu tempo e não se impressionou com o tamanho das questões. Com o término da prova, chegou a hora de avaliar o desempenho e saber a quantidade de erros. Os estudantes estão aguardando o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão responsável pela realização do Enem, divulgar o gabarito oficial, que deverá sair nesta quarta-feira (26).
Para muitos, a grande expectativa foi a redação. "O tema da redação desse ano foi bem atual. Está se falando muito sobre redes sociais e inclusão digital. O estudante bem antenado conseguiu fazer uma boa redação" explica o professor Carlos André, do Overdose Colégio e Curso.

De acordo com o professor, a qualidade das questões surpreendeu este ano. "Nas últimas edições o Enem ficou marcado pelas falhas e fraudes, mas foi bem avaliado nesta edição. As questões estavam bem contextualizadas e o nível equivalente com o que deve ser exigido do aluno que se preparou para prestar o vestibular", disse Carlos.
Segundo a assessoria do INEP, a edição de 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio registrou abstenção média de 26,4%, índice menor do que a média do ano passado, de 28%.