Durante a instalação da Assembléia Legislativa em Mossoró, os deputados discutiram a criação do Programa Rio Grande do Norte sem Lixões. Na ocasião o Deputado Gustavo Carvalho destacou a importância de um projeto como esse para trazer benefícios para a saúde da população potiguar.


Em seu pronunciamento o parlamentar mostrou a viabilidade do importante programa ser executado através de uma parceria entre os Governos Estadual, Federal e Municipal, que juntos construiriam aterros sanitários ou controlados para melhorar o destino dos lixos gerados nas cidades potiguares. Os parlamentares ainda destacaram

A reportagem apurou que dos mais de 40 municípios do Médio e Alto Oeste, existem apenas Aterros Controlados nas cidades de Apodi, Felipe Guerra, Caraúbas e Governador Dix-Sept Rosado, isso porque foram construídos através de uma parceria entre as prefeituras destas cidades com a PETROBRAS.

A proposta da criação do Programa Rio Grande do Norte sem Lixões, foi aprovada por unanimidade e foi encaminhada para á governadora Rosalba Ciarline (DEM) e ao diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do RN – IDEMA, Marcelo Toscano e ao Ministério do Meio Ambiente.