A Polícia Federal prendeu, na noite desta segunda-feira, 19 de setembro, no aeroporto internacional Augusto Severo, em Parnamirim/RN, um mecânico de automóveis, alemão, de 45 anos, que transportava 5,4 quilos de cocaína em sua bagagem e pretendia embarcar em um vôo com destino a Bruxelas, Bélgica.



A prisão aconteceu quando os policiais, em fiscalização de rotina, perceberam que o passageiro se mostrou muito nervoso após a sua bagagem ter sido retida ao passar pelo aparelho de raios X. Como apresentara um aspecto suspeito, foi solicitado a retirada de todos os pertences, ocasião em que verificou-se que, mesmo vazia, ela tinha um peso excessivo.


Em seguida, uma das suas extremidades foi perfurada e aplicado um reagente, o qual apresentou resultado positivo para cocaína.


O estrangeiro foi então de imediato encaminhado para a sede da Superintendência da PF, onde a mala, após totalmente desmontada pelos peritos, apresentou um preenchimento de cocaína em estado sólido por  toda a sua lateral. A modalidade de camuflagem foi considerada inédita nas apreensões já ocorridas no RN.


Ao ser autuado, o suspeito declarou que havia adquirido a mala no Peru, mas negou saber que estivesse conduzindo substância entorpecente.


Indiciado por tráfico internacional de drogas, ele encontra-se custodiado na Polícia Federal e deve ser transferido no dia de hoje para o Centro de Detenção Provisória de Pirangi, onde permanecerá à disposição da Justiça.


De acordo com a Assessoria de Imprensa, esta foi a sexta prisão de estrangeiros realizada pela PF no aeroporto Augusto Severo em 2011. O total de cocaína apreendida este ano naquele terminal de passageiros é de aproximadamente 15 quilos.