Até o mês de agosto de 2011, várias ações na área de Segurança Pública foram realizadas pela Polícia Civil do estado do Rio Grande do Norte.  Operações de combate ao tráfico de drogas, desarticulação de quadrilhas, mutirões para conclusão de inquéritos e cumprimentos de mandados de prisão tem sido intensificados. Somente nos oito primeiros meses desse ano calcula-se que a Polícia Civil do RN tenha realizado mais de trezentas prisões em todo o estado. "Mais prisões irão ocorrer porque a Polícia Civil está compromissada em deixar o Estado do Rio Grande do Norte mais seguro", disse Fábio Rogério Silva, delegado geral de Polícia Civil.

Dentre principais ações realizadas, destacam-se as operações para desarticular quadrilhas especializadas em arrombamentos a caixas eletrônicos como a Operação "Cash", realizada no dia 07 de fevereiro pelos policiais civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), na zona rural do município de Goianinha, onde oito pessoas foram presas; a operação conjunta entre as polícias Civil e Militar realizada no dia 10 de fevereiro que resultou na prisão de três pessoas e na apreensão de quase cinco toneladas de explosivos na região do Seridó, e, a ação que prendeu nove integrantes de uma quadrilha, no dia 07 de março, suspeita de envolvimento com explosões e roubos a caixas eletrônicos no RN e na Paraíba.
Com relação ao combate ao tráfico de drogas feitas pela Polícia Civil norteriograndense, ganham destaque a apreensão de 40 quilos de maconha feita em operação da Deicor, que na ocasião prendeu três acusados de tráfico de entorpecentes, no município de Parnamirim. No último dia 31 de março, um trabalho realizado pela equipe da Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc), batizada de Operação "Som e Pó", resultou na apreensão de cerca de dois quilos de cocaína e na prisão de três traficantes. A Denarc também realizou a Operação denominada "SOS Rocas", que prendeu dois casais de envolvidos com o tráfico de drogas e apreendeu cerca de dois quilos de maconha prensada, além de armas e dinheiro.
Deflagrada no dia 18 de fevereiro desse ano, pela Delegacia Especializada em Defesa da Propriedade e Defesa de Veículos e Cargas (Deprov), a Operação "Estouro" apreendeu 11 carros e prendeu três pessoas. Uma ação realizada em abril desse ano pela equipe da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur), após um trabalho de investigação conseguiu prender quatro pessoas acusadas de aplicar o golpe "do bilhete premiado". O bando havia feito pelo menos duas vítimas na capital potiguar e foi presa aplicando golpes na cidade de Fortaleza.
A Polícia Civil também elucidou o homicídio que vitimou a portuguesa Rosa Maria Silveira de Mendonça, 55 anos, cujo corpo da vítima foi encontrado por populares à beira mar, na praia de Cacimbinha, em Tibau do Sul, no dia 23 de agosto do ano passado.  Após as conclusões das investigações, um homem identificado como Otávio Damasceno Maciel Filho, de 34 anos, foi indiciado por homicídio qualificado e o inquérito foi remetido à Justiça.
No mês de julho, a Polícia Civil do estado apresentou à imprensa potiguar o resultado da operação feita em conjunto com a Polícia Federal denominada "Matadores de Aluguel", que prendeu cinco integrantes de uma quadrilha acusada de matar o editor do "Jornal Serrano" e líder regional do PT de Serra do Mel, Ednaldo Figueira. Além disso, foram presos três acusados de envolvimento no latrocínio contra o escrivão da Polícia Civil, Sidney Alves Lucas, assassinado no mês de março.
Realizadas na última quinzena desse mês de agosto em cumprimento a mandados de prisão, as operações "Retorno", "Conexão", "Xerife" e "Feliz Aniversário" resultaram na prisão de quase duzentas pessoas em várias cidades do Rio Grande do Norte, dentre eles homicidas, assaltantes, traficantes e alguns menores infratores.
HISTÓRICO DAS PRINCIPAIS OPERAÇÕES REALIZADAS PELA POLÍCIA CIVIL DO RN EM 2011
QUARTA-FEIRA, 05/01/2011 - PRISÃO PELA DEFUR DO EX-PM PERNAMBUCANO, RONALDO JOSÉ DOS SANTOS, ACUSADO DE 19 HOMICÍDIOS.
07/02/2011 – OPERAÇÃO "CASH": DEICOR PRENDE QUADRILHA INTERESTADUAL ESPECIALIZADA EM ARROMBAMENTO A CAIXAS ELETRÔNICOS; 06 PRESOS E UM VEIO A ÓBITO.
11/02/2011 - COLETIVA DE IMPRENSA PARA DETALHAR OPERAÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL E MILITAR, QUE APREENDEU CINCO MIL TONELADAS DE EXPLOSIVOS.
18/02/2011 - DEPROV REALIZA OPERAÇÃO "ESTOURO"; 11 CARROS FORAM APREENDIDOS E TRÊS PESSOAS PRESAS.
23/02/2011 – POLÍCIA SOLUCIONA ASSASSINATO DO JORNALISTA F. GOMES.
24/02/2011 – DEICOR APREENDE 40 QUILOS DE MACONHA E PRENDE TRÊS NA CIDADE DE PARANAMIRIM.
07/03/2011 – POLÍCIA PRENDE 08 PARAIBANOS ACUSADOS DE PARTICIPAR DE UMA QUADRILHA QUE EXPLODE CAIXAS ELETRÔNICOS.
26/03/2011 – OPERAÇÃO "AGRESTE LIMPO": SEIS PRESOS EM NOVA CRUZ PELAS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR.
31/03/2011 – OPERAÇÃO "SOM E PÓ" PRENDE TRÊS TRAFICANTES E APREENDE DOIS QUILOS DE COCAÍNA.
03/04/2011 – POLÍCIA CIVIL PRENDE QUADRILHA ACUSADA DE ROUBO E SEQUESTRO NO MUNICÍPIO DE VERA CRUZ; TRÊS PRESOS E UM MENOR APREENDIDO.
07/04/2011 – OPERAÇÃO "SOS ROCAS": QUATRO TRAFICANTES PRESOS, DOIS QUILOS DE MACONHA E 13 MIL REAIS EM DINHEIRO APREENDIDO.
28/04/2011 - DEFUR CONSEGUIU A PRISÃO DE QUATRO PESSOAS ACUSADAS DE APLICAR O GOLPE "DO BILHETE PREMIADO".
02/05/2011 – DEICOR PRENDE EM PORTO VELHO/RO HOMEM ACUSADO DE MATAR JORNALISTA NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE.
14/06/2011 - OTÁVIO DAMASCENO MACIEL FILHO É INDICIADO PELO ASSASSINATO DA PORTUGUESA ROSA MARIA SILVEIRA DE MENDONÇA, 55 ANOS.
30/06/2011 – POLÍCIA CIVIL REALIZA MUTIRÃO NA CIDADE DE JANDUÍS; 30 INQUÉRITOS POLICIAIS CONCLUÍDOS.
04/07/2011 – OPERAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL E POLÍCIA FEDERAL PRENDE ACUSADO DE MATAR LÍDER DO PT EM SERRA DO MEL; CINCO PESSOAS PRESAS.
07/07/2011 – POLÍCIA PRENDE TRÊS PESSOAS ACUSADAS DA MORTE DO ESCRIVÃO DA POLÍCIA CIVIL SIDNEY ALVES LUCAS.
15/07/2011 – POLÍCIA REALIZA MUTIRÃO EM PATU; 68 INQUÉRITOS CONCLUÍDOS.
18/07/2011 – CINCO PESSOAS SÃO PRESAS E 30 QUILOS DE MACONHA APREENDIDOS EM OPERAÇÃO DA DENARC.
26/07/2011 – OPERAÇÃO "RETORNO": 68 PESSOAS PRESAS EM CUMPRIMENTOS A MANDADOS DE PRISÃO.
03/08/2011 – MUTIRÃO DA POLÍCIA CIVIL CONCLUI 44 INQUÉRITOS EM UMARIZAL/RN.
11/08/2011 – OPERAÇÃO "CONEXÃO": 20 PESSOAS PRESAS EM CAÍCÓ.
17/08/2011 – POLÍCIAS CIVIL E MILITAR PRENDEM QUATRO PESSOAS QUE ROUBARAM 300 MIL REAIS EM JOIAS NA REGIÃO OESTE.
18/08/2011 – OPERAÇÃO "XERIFE": 20 MENORES APREENDIDOS E 71 PRESOS EM CUMPRIMENTO A MANDADOS DE PRISÃO.
25/08/2011 – OPERAÇÃO "FELIZ ANIVERSÁRIO": POLICIAIS CIVIS DA DEICOR PRENDEM CINCO PESSOAS ACUSADAS DE ARROMBAMENTOS A CAIXAS ELETRÔNICOS.
TEXTO: Alexandre Mulatinho