O Sindicato dos Médicos do RN em parceria com o sindicato dos trabalhadores da saúde (SindSaúde) e dos odontologistas (Soern) se reúnem para cobrar do governo do estado dividas em atraso.
Uma das dividas é referente a progressão salarial garantida por lei através do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos que deve ser realizada após uma avaliação de desempenho dos servidores.
No entanto, apesar de a última avaliação já ter sido concluída há mais de seis meses esse reajuste não foi implantado. Ou seja, o estado ainda não pagou a mudança de nível, que representa um reajuste de 3% no salário base, equivalente a uma progressão por tempo de serviço, feita mediante avaliação de desempenho.
O estado alega os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal e diz que está fazendo uma consulta ao Tribunal de Contas da União para checar a possibilidade.

Outra dívida é referente a plantões executados ano passado pelos servidores e ainda não quitados. Esses plantões são extras, devido a deficiência no número de servidores, e não entram no contra-cheque, por isso são chamados de plantões por indenização.
Segundo o estado, a dívida desses plantões equivale há mais de R$ 4 milhões e cerca de 700 servidores aguardam o pagamento.
Diante de todas essas dívidas os sindicatos elaboraram um ofício solicitando audiência com a Governadora do Estado, Rosalba Ciarline para tratar destes assuntos.
Caso os sindicalistas não sejam recebidos, os sindicatos darão início a uma série de manifestações que deve começar pela cidade de Mossoró no dia 23 de setembro.