Foi com um café da manhã para imprensa e convidados que a Cruz Vermelha Brasileira marcou a abertura da nova sede da filial no Rio Grande do Norte nesta terça-feira, 30. O evento, comandado pela presidente estadual da CVB, Francisca Montenegro, contou com a participação do presidente nacional da instituição, Walmir Moreira Serra, do assessor especial Vitor Tadeu Ferreira e de conselheiros e voluntários da filial potiguar.

Durante a solenidade a presidente Francisca Montenegro destacou a importância da instalação da filial potiguar e as ações que serão destacadas com a presença física da Cruz Vermelha em Natal. "Hoje é um dia muito especial, importante. É a realização de um sonho e o início de uma grande luta. Esperamos contribuir mais ainda com o estado do Rio Grande do Norte, já que estamos aqui há tempos trabalhando em prol do desenvolvimento humanitário", destacou a presidente.

O presidente nacional da Cruz Vermelha Brasileira, Walmir Moreira Serra, veio especialmente ao RN participar da solenidade de abertura. Ele destacou a influencia da CV em todo o mundo. "A Cruz Vermelha é uma instituição que congrega uma rede internacional que reúne milhões de pessoas em todo o mundo. O Brasil tem que ter papel de destaque através do desenvolvimento das ações da Cruz Vermelha Internacional aqui e lá fora, e nos estamos trabalhando para isso. E para o RN é muito importante ter uma sede da Cruz Vermelha, pois mostra a importância do estado nessa luta", disse Moreira Serra.

Após o café da manhã, todos foram convidados para visitar as instalações da filial no Rio Grande do Norte, que está localizada na Avenida Prudente de Morais, próxima a Praça Cívica. Durante a visita os presidentes nacional e estadual da CVB descerraram a placa comemorativa à instalação da nova sede. A solenidade contou com a presença do secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Carlos Antônio Araújo de Paiva e agentes da defesa civil municipal.

Audiências

Nesta tarde, o presidente nacional da CVB, Walmir Moreira Serra e a presidente estadual, Francisca Montenegro, acompanhados dos demais membros da instituição, participam de audiência com a prefeita Micarla de Sousa. Na sequência, se reúnem com o com vice-governador, Robinson Faria, com o chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, e com o secretário estadual de Saúde, Domício Arruda. As audiências foram para reafirmar a presença da Cruz Vermelha em Natal e no Rio Grande do Norte e a disposição em contribuir com o desenvolvimento humanitário e ações no estado.


A Cruz Vermelha

A Cruz Vermelha iniciou seus trabalhos no Brasil no ano de 1907, com a ação do Dr. Joaquim de Oliveira Botelho. Junto com outros profissionais da área de saúde e pessoas da sociedade, ele promoveu uma reunião na Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro, para lançamento as bases da organização da Cruz Vermelha Brasileira. Em 1908, foram discutidos e aprovados os Estatutos da Sociedade. Esta data ficou consagrada como a de fundação da Cruz Vermelha Brasileira, que teve como primeiro Presidente o Sanitarista Oswaldo Cruz.


A Cruz Vermelha atua com base nos seus princípios fundamentais, que são: Humanidade; Imparcialidade; Neutralidade; Independência; Voluntariado; Unidade; Universalidade.


É reconhecida pelo governo brasileiro como sociedade de socorro voluntário, autônoma, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde, bem como única sociedade nacional da Cruz Vermelha autorizada a exercer suas atividades em todo o território brasileiro.


A filial do Rio Grande do Norte é presidida pela conselheira Francisca Montenegro e tem na secretaria geral Fernando Aurélio Salomão Alves. Além do RN, está presente no Distrito Federal e nos seguintes estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.