O secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte, Aldair da Rocha, foi eleito hoje presidente do Conselho de Segurança Pública do Nordeste, durante a 31ª. Reunião Ordinária do Consene, que aconteceu pela manhã e à tarde, no Praiamar Hotel, em Natal.           
 
         A governadora Rosalba Ciarlini participou da abertura da Reunião. "Esse é um evento muito importante, porque está reunida aqui a cúpula maior da segurança dos estados nordestinos e conta também com a participação de representantes a nível nacional. Esse encontro vai promover a troca de informações, de ideias, de programas que deram certo, como também avaliar as ações que estão sendo realizadas", disse.


         A reunião debateu os principais aspectos relativos à Segurança Pública dos estados do Nordeste, para fortalecer o intercâmbio de informações e as operações conjuntas. Dentre as autoridades presentes estavam ainda o Delegado Geral de Polícia Civil do Rio Grande do Norte, Fábio Rogério Silva; o comandante do Corpo de Bombeiros do Estado, coronel Eliseu Dantas; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, além do superintendente da Polícia Federal no Estado, Marcelo Mosele, comandantes gerais das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares, superintendentes da Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Nordeste, do presidente do Consene, Gustavo Ferraz Gominho, representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e do Ministério da Justiça.

O secretário Aldair da Rocha ressaltou a importância do evento como uma oportunidade para a troca de informações e estreitamento do relacionamento entre as autoridades do segmento na região Nordeste, facilitando entre outras coisas, o combate às ações de quadrilhas interestaduais. "Nós já temos desenvolvidos ações conjuntas entre os órgãos da Segurança Pública do Estado, mas essa é uma forma de estender essa integração com outros pontos do Nordeste, ter um contato mais próximo, tornar mais dinâmicas as ações da polícia, pois sabemos que o crime organizado geralmente é praticado por pessoas de diferentes estados, por isso necessitamos dessa troca de informações para facilitar nosso trabalho. Precisamos nos unir, porque unidos também poderemos angariar investimentos para a área de Segurança Pública do Estado e, consequentemente, diminuir a criminalidade", disse o secretário.


O Delegado Geral de Polícia Civil do RN, Fábio Rogério Silva, avalia que reuniões como a ocorrida hoje em Natal são importantes porque as polícias dos estados nordestinos podem desenvolver uma política de trabalho que resulte em ações efetivas para combater o crime na região. Fábio Rogério destacou ainda uma integração maior do Rio Grande do Norte com os estados do Ceará e Paraíba, para fortalecer o policiamento nas divisas

.

A reunião do Consene contou com palestra ministrada pelo secretário da Secretaria Especial para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, José Ricardo Botelho, onde foi citada a segurança pública para a realização de grandes eventos, em especial a Copa do Mundo de 2014. À tarde, quem palestrou foi o diretor do Sistema Penitenciário Federal, Arcelino Vieira Damasceno, com o tema "O Sistema Prisional Federal no contexto da Segurança Pública". Arcelino apresentou como funciona o sistema e respondeu perguntas de representantes de vários estados da região Nordeste. (Com informações da Assecom)