A Prefeitura de Natal encomendou pesquisa de opinião pública para saber o que a população natalense pensa sobre o tema: Instalação de postos de combustíveis em estabelecimentos comerciais na capital. O estudo foi realizado pelo Instituto Start no período de 29 a 31 de julho e revelou que a opinião dos natalenses está dividida. A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) emitirá nos próximos dias parecer técnico sobre o assunto, que também tem sido debatido na Câmara Municipal do Natal.

Das 570 pessoas entrevistadas, 46,5% dos entrevistados concordam com a instalação e funcionamento de postos de combustíveis em supermercados, hipermercados e shoppings centers da cidade, enquanto 41,8% discordam. Ao serem perguntados se consideram desleal concorrência de postos de revenda em estabelecimentos comerciais com os tradicionais postos, 251 entrevistados, que correspondem a 44% do universo, responderam não, e 222 pessoas (38,9%) responderam afirmativamente.

Outro questionamento realizado pelos pesquisadores e que demonstrou a clara divisão de opiniões, foi o de saber se as pessoas acham que os supermercados, hipermercados e shoppings deveriam vender gasolina, álcool, GNV e diesel. Neste item, 44,4% dos entrevistados disseram que não e 40,5% responderam sim, enquanto outros 12,8% se revelaram indiferentes. A pesquisa encomendada pelo município também analisou outros aspectos, como preço dos combustíveis e a concorrência entre os postos.

A pesquisa identificou ainda que a maior parte dos entrevistados (75,8%) abastece os veículos levando em consideração como primeiro motivo o preço, seguido de 7,9% que se identificam pela marca e 6,6% que buscam qualidade do produto. De forma geral, 44,9% da população avalia que os preços não seriam mais baratos se os combustíveis fossem revendidos em postos instalados em supermercados, contra 39,3% que acreditam que a medida aumentaria a concorrência e a conseqüente queda de preços.

Mais de 43% dos natalenses desconhecem tema

Apesar do assunto ter sido bastante debatido na imprensa, a pesquisa apontou que a maioria dos entrevistados (43,7%) ainda desconhece a discussão sobre a permissão ou não de estabelecimentos comerciais revenderem combustíveis. Apenas 37,7% das pessoas ouvidas já tinham algum conhecimento sobre o debate. Com o resultado da pesquisa em mãos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo continuará o trabalho de análise técnica e emitirá parecer a respeito da decisão de liberar ou não a instalação de postos de combustíveis em estabelecimentos comerciais. O parecer técnico também será encaminhado para a Câmara Municipal de Natal, com objetivo de fomentar ainda mais a discussão aberta na Casa Legislativa.

LEI
A polêmica em torno do assunto diz respeito à solicitação do Ministério Público Estadual para que se revogue artigo da Lei Municipal 4.986, que proíbe a instalação e funcionamento de postos de combustíveis em estabelecimentos comerciais na cidade. Através da pesquisa, a Prefeitura contribui com o debate social, esclarece a população e identifica caminhos que proporcionem uma prestação de serviço de qualidade com o mínimo de prejuízos ambientais e preços mais justos para o consumidor.

com informações da Assessoria de Imprensa