Congresso da SBC debaterá como os novos equipamentos influenciam no nosso dia-a-dia de maneira positiva e negativa



Tablets e smartphones têm permitido cada vez mais um mundo conectado. Com essas ferramentas, atualizar perfis em redes sociais, ler e-mails e até assistir TV passaram a ser atividades que se faz em qualquer hora e em qualquer lugar. Mas até que ponto este avanço é positivo para o nosso dia-a-dia e como ele afeta as nossas relações. Este é um dos assuntos que será debatido amanhã (22), último dia do 31º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, no Centro de Convenções de Natal.

O painel "Computação Ubíqua: a qualquer hora e em qualquer lugar – intrusiva ou não?" discutirá o advento de dispositivos e softwares de comunicação cada vez mais presentes no nosso cotidiano. O debate contará com a participação de Rodrigo Michel, representante da Oi SP; Mário Cintra, da Samsung; e Adler Silva, da Google. A discussão será realizada das 11h às 13h no Pavilhão Morton Mariz de Faria.

TV DIGITAL

Os debates sobre o avanço das tecnologias e como isso muda a vida da população continua à tarde, a partir das 14h30. O painel "Inclusão Digital: Experiências, Perspectivas e Desafios Futuros" apresentará e discutirá experiências recentes de programas e iniciativas de inclusão digital no País. Entre os painelistas estará o professor da PUC Rio, Luís Fernando Soares, considerado o "Pai da TV Digital" no Brasil. Soares é o criador do sistema Ginga (inovação brasileira que permite a interatividade na TV Digital do País).

Diferente de outros sistemas utilizados no mundo, o Ginga dá um suporte maior, permitindo uma interatividade mais inteligente, mais próxima do telespectador. E o próprio Luiz Fernando Gomes Soares defende que, hoje, as aplicações do software ainda estão aquém do que ele permite. "As aplicações de telefone e TV hoje ainda não usam nem 5% da capacidade que o Ginga oferece. É preciso mais criatividade".

Estarão com ele no debate o deputado federal Rogério Marinho, que falará sobre o programa "Metrópole Digital"; e o conselheiro do Comitê Gestor da Internet (CGI.br), Carlos Afonso.

SOBRE O CONGRESSO
Esta é a primeira vez que a capital potiguar recebe o 31º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, o maior evento do setor no País. Nesta edição, o evento reúne cerca de 3 mil pessoas para debater o tema "Computação para Todos: No Caminho da Evolução Social". Entre os assuntos discutidos estão o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), TV digital e a ampliação do acesso à informática. Para estas e outras discussões, estão confirmados representantes do MCT, CNPq e Capes, além da Microsoft, Amazon, Telebrás, Internet Society e Comitê Gestor da Internet no Brasil.