Os projetos do setor de infraestrutura hídrica do Rio Grande do Norte são elaborados e executados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Em paralelo ao trabalho desenvolvido para o Estado, os municípios do interior buscam na Secretaria apoio aos projetos regionais, como o projeto de três barramentos no rio Piranhas-Açu para proteger da entrada da maré, o município de Pendências.    
Nesta segunda-feira (4) o prefeito de Pendências, Ivan Padilha foi recebido pelo secretário-adjunto Jader Torres e a coordenadora de Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Joana D´arc que garantiram empenho técnico ao projeto que deve passar por uma revisão e adequação nos próximos meses.

O problema na região está ligado a entrada de água do mar no estuário do Rio Piranha-Açu alcançando a cidade de Pendências, prejudicando o abastecimento humano e as atividades pesqueiras, de carcinicultura e do setor salineiro.
Durante a reunião, ficou comprometido entre as partes que ainda esta semana a equipe técnica da Semarh irá se reunir com a equipe de engenharia de Pendências para reformular o projeto que já existe, com o esboço das atualizações da região.
Além disso, o Governo do Estado através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos irá emitir um parecer técnico a Agência Nacional de Águas (ANA), favorável a implantação do projeto dos três barramentos de imediato e ainda o projeto hidráulico permanente, garantindo a estabilidade econômica e social das atividades na região.
O diretor técnico do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Jamir Fernandes acompanhou a reunião e também afirmou o apoio ambiental do Idema ao projeto.