O Prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira, participa nesta quinta-feira (14) em Brasília de uma audiência com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. Acompanharão o prefeito a deputada federal Fátima Bezerra e o vice-governador e Secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) Robinson Faria.

 
Na pauta da reunião a macrodragagem do Rio Pataxó, que ao longo de décadas inunda a cidade. Só este ano, entre os meses de abril e maio, 163 famílias foram desabrigadas pelas águas, que tomaram cinco bairros e cerca de 2340 pessoas ficaram ilhadas em 13 comunidades rurais. A gravidade da situação levou o prefeito a decretar Estado de Emergência no município, prontamente reconhecido pelo Governo Federal. "Quero saber com o ministro como está o andamento do projeto da limpeza do Rio e o que é necessário para que ela se inicie o mais rapidamente possível. Essa obra é muito importante para todos da nossa cidade, pois vai aprofundar o leito do rio e, consequentemente, impedir que sejam repetidos no futuro os transtornos provocados pelo transbordamento do açude público de Pataxó", afirmou o prefeito.

No último mês de maio, em audiência com o prefeito Leonardo e a deputada Fátima Bezerra, o Ministério da Integração Nacional garantiu dar prioridade máxima para a macrodragagem do Rio Pataxó. Para isso, o Governo Federal se comprometeu a destinar recursos financeiros da ordem de R$ 7,3 milhões.

Para Leonardo Oliveira, a dragagem do rio é vital para reduzir a incidência de inundações na cidade durante os períodos chuvosos mais intensos. A primeira etapa das obras já está cadastrada no SICONV (portal de convênios do Governo Federal).