Doar sangue é um ato de amor ao próximo. No entanto, muita gente ainda vê a prática com desconfiança. Em Ipanguaçu, onde dados da secretaria municipal de Saúde revelam não haver sequer um doador formalizado, a Prefeitura se uniu ao Hemocentro de Mossoró no projeto denominado “Irmãos de Sangue”. O objetivo é incentivar a população, com esclarecimentos e informações, para reverter esse quadro.




De acordo com dados do Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população brasileira doa sangue. A meta do projeto é fazer com que essa incidência chegue a 3%. As doações são destinadas a procedimentos como cirurgias de pequeno e grande porte, tratamentos ontológicos e urgências hospitalares.



Para o prefeito Leonardo Oliveira, muitos ipanguaçuenses podem estar realizando doações de sangue diretamente nos pontos do Hemocentro em Mossoró, o que explicaria a inexistência formal de doadores no município. “A prefeitura abraçou essa causa e quer cadastrar esses supostos doadores já existentes, bem como incentivar o surgimento de novos doadores. Entendo que a doação de sangue é um ato humanitário, de solidariedade e que deve ser estimulada”, afirmou o prefeito, que também enfatizou que a campanha é permanente e por isso não há uma data definida para acabar.



Critérios



Podem doar sangue pessoas com idade entre 16 e 17 anos, desde que possuam autorização por escrito dos pais ou responsáveis, que também devem acompanhá-las no ato da doação.



É necessário ainda que o voluntário pese mais que 50 quilos, seja saudável e esteja bem alimentado. Além disso, a pessoa não deve estar tomando medicação, ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 24 horas antes da doação e não ter fumado horas antes da coleta. O voluntário deve estar portando um documento de identificação.



Com apoio da Prefeitura de Ipanguaçu, estudantes da UFRN oferecem atividades diversas à população do município



Com o apoio da Prefeitura de Ipanguaçu, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está oferecendo diversos serviços à população do município, através do programa de extensão Trilhas Potiguares. Os trabalhos, que se iniciaram na segunda-feira (11), prosseguem durante toda esta semana. Diversas oficinas e serviços estão sendo oferecidos em varias partes da cidade, da zona urbana à rural. Estima-se que mais de três mil pessoas serão beneficiadas.



O Programa Trilhas Potiguares, criado há 15 anos, tem como objetivo oferecer atividades que contemplem as áreas da saúde, educação, lazer, economia, agricultura, meio ambiente, cidadania e comunicação, entre outras. Segundo a coordenadora Renata Gama, cerca de 20 universitários estão incluídos nas oficinas. Gama informa que o programa proporciona que os alunos exerçam na prática o que estão aprendendo na universidade.


Para o prefeito Leonardo Oliveira, ações que vão ao encontro da comunidade são muito importantes. “Os universitários darão a sua parcela para a melhoria da qualidade de vida da população da cidade, valorizando a cultura e a tradição local, estabelecendo o contato entre o saber popular e o saber acadêmico” disse o prefeito.


Os interessados em participar das ações proporcionadas pelo Trilhas Potiguares em Ipanguaçu devem procurar a Secretaria de Educação.