O prefeito em exercício, Paulinho Freire, reuniu-se na tarde desta segunda-feira (11), na Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), com o diretor de Infraestrutura Cultural do Ministério da Cultura, Cid Blanco Júnior. Em pauta, a implantação do Projeto Mais Cultura e de duas praças dotadas de equipamentos esportivos e de lazer, todas na zona Norte de Natal.

"Uma das principais metas de nossa gestão é a disseminação da cultura em nossa cidade. Daí a determinação recebida através da prefeita Micarla de Sousa, de que devemos apoiar projetos que promovam a difusão da cultura, notadamente em áreas mais carentes de projetos desta natureza, como é o caso da zona Norte", ressaltou o prefeito em exercício, Paulinho Freire.
O diretor do Ministério da Cultural, Cid Blanco, falou da importância do projeto para capital potiguar. "Este projeto, além proporcionar um espaço de convivência para população, também dará oportunidade para as pessoas terem uma formação em áreas como teatro, dança, música", explicou Cid Blanco.
O projeto Mais Cultura foi lançado em 2007 pelo Ministério da Cultura para ser implantado em locais com uma mínima infraestrutura, como escolas, centros sociais, que apenas passam por uma adaptação para a realização de cursos de teatro, dança, artes plásticas, além de ser um espaço para apresentações culturais e práticas de lazer.
Em Natal, o Mais Cultura deve ser executado na Escola Municipal Laércio Fernandes, localizada no bairro de Nossa Senhora da Apresentação. "Este é um serviço que tem o objetivo de promover a inclusão social através da cultura e da arte", definiu o presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), Roberto Lima.
Praças do PAC
Outro ponto de pauta da reunião entre os representantes do executivo municipal natalense e do Ministério da Cultura foi com relação à implantação de duas praças, a serem construídas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), ambas também na zona Norte.
O diretor Cid Blanco explicou que estes dois projetos destinados ao município de Natal fazem parte da Praça dos Esportes e da Cultura – PEC, que compõe o PAC 2 no Eixo Comunidade Cidadã, assim como outros equipamentos sociais de saúde, educação e segurança pública. De 2011 a 2014, está prevista a construção de 800 PECs.
O objetivo das Praças dos Esportes e da Cultura é integrar num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção contra a violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social nas cidades brasileiras.
"Em Natal, as praças estão previstas para serem construídas em áreas dos bairros de Nossa Senhora da Apresentação, na zona norte e num espaço fronteiriço entre os bairros do Planalto e Guarapes", informou o secretário municipal de Relações Institucionais e Governança Solidária (Serig), Sergio Pinheiro.
Ao final do encontro, o prefeito em exercício, Paulinho Freire, informou que estes projetos ainda serão discutidos conjuntamente entre as secretarias envolvidas e também com a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, quando ela voltar de sua licença este mês.

Também participaram do encontro o secretário municipal de Educação, Walter Fonseca, o diretor de Engenharia e Arquitetura da SME, Paulo Coutinho e o assessor de Planejamento da SME, Ermerson Capistrano.

Com informações da Assessoria de Imprensa de Natal