A comunidade da Cidade da Esperança ganhou na tarde desta terça-feira (19) a praça Caio Sávio Pereira de Oliveira, localizada no final da rua Adolfo Gordo, esquina com rua Perimetral Sul. Esse equipamento urbano surgiu por meio de uma reivindicação da comunidade, feita durante a realização do programa Natal em Ação, encerrado no final de semana passado na comunidade e que levou serviços de diversas secretarias municipais para os moradores.

"Este espaço servirá para melhorar a qualidade de vida da população. O que antes era uma área degradada, agora se transformou em um local de convivência para os moradores de todas as idades", destacou a prefeita Micarla de Sousa. A chefe do executivo municipal informou ainda que dentro dos próximos 90 dias entregará em todos os setores da cidade, 20 novas praças, junto com 20 outras Academias da Teceria Idade (ATI).
Homenagem
De acordo com os moradores da área, o local antes era usado como depósito de lixo, em grande parte por carroceiros, e durante a noite ficava totalmente às escuras, sendo usado para o consumo de drogas e a prática de assaltos. Este equipamento urbano inaugurado na tarde desta terça-feira (19) é uma homenagem ao menino Caio Sávio Pereira de Oliveira, que há um ano e meio faleceu de pneumonia aos quatro anos de idade. Ele morava ao lado da praça, no condomínio Solar Esperança. Os pais do homenageado compareceram à solenidade e estavam bastante emocionados.
"É uma grata homenagem que recebemos e que agora imortaliza a memória de nosso filho", ressaltou o pai, Flávio de Souza Oliveira. Já a mãe, Vânia Silva Pereira, falou com saudados do filho. "Para mim, foi uma forma de carinho muito especial que recebemos da comunidade da Cidade da esperança", disse a mãe Vânia Pereira.
O secretário municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Cláudio Porpino, responsável pela construção da praça, destacou a parceria realizada nesta obra. "Quero destacar aqui a importância da parceria que existiu entre o poder público, a iniciativa privada e a população e que serve de exemplo para ser seguido por outras comunidades de nossa cidade", ressaltou o secretário Cláudio Porpino.
Para construção da praça, foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Ministério Público e a Prefeitura do Natal, por meio da Semsur, e a loja de materiais de construção Saci, que tem um depósito vizinho ao local. A loja na ocasião estava representada por seu proprietário, o empresário Ronald Gurgel, que também contribuirá para a manutenção deste espaço público.
"É necessário que cada um de nós nos responsabilizemos pela defesa do meio ambiente. Não é só o poder público que deve fazer sua parte na melhoria da qualidade de vida das cidades, mas também a população, a exemplo do que ocorreu aqui na Cidade da Esperança", ressaltou a promotora Rosana Sudário, que na solenidade representava o Ministério Público Estadual.
A praça Caio Sávio Pereira de Oliveira tem um total de 1.703,28 m² e teve investimentos de R$ 38 mil, recursos próprios da Prefeitura do Natal. O local possui bancos, equipamentos de educação física, passeio e iluminação, além de ajardinamento, tendo recebido também parte do gramado que estava no campo de futebol do estádio Machadão, a ser demolido para a construção do novo estádio Arena das Dunas.