Depois de 16 anos, a Fundação Roberto Marinho voltará a desenvolver projeto de educação no Rio Grande do Norte em parceria com o Governo do Estado. O novo telecurso será implantado para ajudar no combate à evasão escolar, redução do analfabetismo, correção das distorções idade/ano, aceleração escolar e acesso aos ensinos fundamental e médio.

A possibilidade de inclusão dos potiguares que estão fora da sala de aula e a melhoria na qualidade da educação foram discutidas numa reunião entre o secretário-geral da Fundação, Hugo Barreto, e a governadora Rosalba Ciarlini, nesta terça-feira, 12, no Rio de Janeiro. Na audiência, que contou com a participação da secretaria de Estado da Educação, Betânea Ramalho, e da diretora de educação da FRM, Wilma Guimarães, foi manifestado o desejo de a Fundação repetir a experiência de 1992. Nesse ano, o RN teve o privilégio da implantação do telecurso, parceria que durou dois anos. O primeiro município brasileiro onde o projeto foi desenvolvido foi Serra do Mel. "O índice de aprovação foi de 90%", recordou entusiasmada a professora Wilma Guimarães, que na época coordenou o projeto, conhecendo de perto o desempenho de Serra do Mel.
O telecurso deixou de ser um programa de educação à distância para virar metodologia de sala de aula, usando, inclusive, redes sociais. Para a governadora, além de dar melhor tratamento ao aluno, o programa ajudará o Estado a mudar os baixos índices com a qualificação de professores. "Viemos buscar apoio para tirar o Estado desse quadro que vem há anos colocando o RN em uma situação vexatória como semi-lanterninha", argumentou Rosalba. "O professor tem a grande chance de ser o construtor da educação", ressaltou a governadora, adiantando que, de cada 10 jovens, apenas quatro chegam ao ensino médio no RN, situação que ela quer ver diferente. O diretor da Fundação, Hugo Barreto, repetiu a intenção de renovar a parceria, reforçando o programa que já conseguiu instalar 27 mil tele-salas em todo o País.
O projeto foi implantado em Serra do Mel quando o governador do RN era José Agripino e o secretário de Educação, Marcos Guerra.