A Liga de Ensino do Rio Grande do Norte, instituição sem fins econômicos, mantenedora do Complexo de Ensino Noilde Ramalho ED/HC/FARN, completa dia 23 de julho, um século de atividades voltadas para a Educação do RN. Para celebrar essa trajetória, o conselho diretivo irá homenagear personalidades que se destacaram com afinco para o desenvolvimento das atividades dessa Instituição centenária, fundada por Henrique Castriciano. Uma missa em Ação de Graças abre as comemorações dos 100 anos no dia 19 de julho, às 9h, no Centro de Convivência Clara Camarão, a ser celebrada pelo arcebisbo Dom Matias Macedo.

O presidente da Liga de Ensino, Manoel de Medeiros Brito, ressaltou que a abertura da programação coincide com o aniversário de nascimento da educadora Noilde Ramalho, que completaria 91 anos e será homenageada na ocasião pela sua dedicação à frente da Escola Doméstica por 63 anos, e ainda idealizadora do Complexo Educacional Henrique Castriciano e da Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte (FARN). Em seguida à liturgia, haverá descerramento de um busto da educadora, nos jardins do HC/FARN, trabalho do artista plástico Eri Medeiros.


No dia seguinte, 20 de julho, haverá aposição das placas comemorativas do centenário, no totem da entrada da Escola Doméstica (placas ED/HC/FARN e da Associação das Ex-alunas da ED), e inauguração de uma galeria dos ex-presidentes da Liga.


Na sexta-feira, 22, a Liga de Ensino promoverá uma confraternização para funcionários, professores, coordenadores e diretores do Complexo de Ensino ED/HC/FARN, no Ginásio da Integração, quando será oferecido um jantar de congraçamento e agradecimento. Para encerrar as comemorações, no sábado, 23 de julho, será realizada a sessão solene para entrega da medalha Varela Santiago. Serão agraciadas 15 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento econômico, político e cultural do Estado, ou prestaram algum serviço relevante à Liga e ao Complexo ED/HC/FARN.

MEDALHA - “Escolhemos o nome de Varela Santiago porque além de ter sido o presidente da Liga que passou mais tempo na função, foi um dos que mais contribuíram para seu crescimento. Em sua gestão o Governo do Estado doou o atual terreno onde funciona o Complexo, e foi ele quem indicou a professora Noilde Ramalho para dirigir a Escola Doméstica”, lembra o diretor-geral da FARN, Daladier Cunha Lima.


REITORIA - Finalizando a semana de eventos comemorativos, será inaugurada a reitoria da FARN, às 20h30 do dia 23. “Nesses 12 anos de atividades, a FARN se voltou para aprimorar sua parte acadêmica, com biblioteca, laboratórios e salas de aula de qualidade. Agora é a vez de cuidar do administrativo. A reitoria vai trazer mais conforto e funcionalidade no atendimento aos usuários”, completa Daladier Cunha Lima.

Com informações da Assessoria de Comunicação da FARN