De acordo com a Assessoria de Imprensa, a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, entregou nesta sexta-feira (01/07), através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) Armas não letais, chamadas Taser, doadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para uso pela Guarda Municipal de Natal (GMN). A solenidade de entrega aconteceu às 9h30, no Palácio Felipe Camarão, na Cidade Alta.


A GMN receberá 45 unidades das pistolas Taser, que vão proporcionar maior qualidade e segurança aos serviços prestados pela instituição a sociedade natalense. O uso deste tipo de armamento - que paralisa o indivíduo com uma descarga de eletricidade - faz parte das adequações descritas pela portaria interministerial nº 4.226, de 31 de dezembro de 2010, que orienta e padroniza a atuação dos agentes de segurança pública com objetivo de reduzir os índices de mortes resultantes de ações envolvendo as corporações.

CAPACITAÇÃO
A Semdes concluiu em maio, o 3º ciclo do Curso de Aperfeiçoamento de Guardas Municipais objetivando a regularização do porte de arma institucional da GMN. Foram formados 100 agentes que passaram por avaliação psicológica e que foram considerados aptos psicologicamente para o porte e uso de arma de fogo, além de armas não letais como a Taser. Atualmente a GMN é formada por um contingente de 600 homens.

PISTOLA TASER
Uma pistola Taser é uma arma não letal que utiliza descargas de eletricidade para controlar, imobilizar e incapacitar suspeitos e criminosos. Ela interrompe a comunicação do cérebro com o corpo. O resultado é a paralisação imediata, seguida de queda, caso o agressor esteja de pé.

O objetivo com isso é criar tempo suficiente para que o agente de segurança pública possa algemar o infrator, levá-lo preso ou solicitar apoio, caso necessite. O tempo de paralisação fica a critério do operador, pois, depende da decisão deste em manter o gatilho pressionado.