http://www.mp.rn.gov.br/mostra_imagem.asp?id=1538O Ministério Público recomendou que tanto o Governo do Estado quanto a Prefeitura do Natal anulem o repasse de recursos públicos a clubes de futebol profissionais do Estado. Os repasses aconteciam como forma de promoção turística e de patrocínio.

O executivo repassava cerca de R$ 360 mil, divididos entre os clubes ABC, América e Alecrim em troca da inserção da marca da “Prefeitura do Natal” nos uniformes. O mesmo acontecia com o Governo do Estado, que distribuía cerca de R$ 1 milhão entre os mesmos clubes e o Santa Cruz. 


A recomendação é assinada por Promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, que consideraram que “não há qualquer demonstração de que o patrocínio a clubes de futebol   atenda o interesse da coletividade ou de que a inserção dos dizeres nos uniformes dos clubes vá trazer qualquer benefício a esses Entes Públicos ou incremento turístico ao Estado”, afirmaram.


Para os Promotores de Justiça, como os clubes e federações de futebol participam de campeonatos privados, os recursos públicos acabam sendo incorporados direta ou indiretamente ao patrimônio de seus sócios proprietários, empregados e jogadores. 

com informações do MP 

NOTA: Tenho que discordar sobre essa posição do MP em realizar esse veto pois os clubes potiguares jogam em vários lugares do Brasil e a TV, Jornais e Sites registram as imagens dos uniformes em mídia nacional sendo mais um recurso para atrair turistas para o estado, principalmente quando há vitórias nos jogos.