Gafes como a que aconteceu em Parnamirim são muito comuns. A mais inusitada foi a que cometeu o cerimonial do então presidente da Câmara Arlindo Chinaglia(há época) que, em 2008, afastou uma funcionária do seu Cerimonial pois a mesma ficou responsável por escrever o nome das autoridades a qual Chinaglia deveria cumprimentar. Entre as autoridades a cerimonialista escreveu o nome de Garibaldi Alves(há época presidente do Senado) de José Garibaldi o que provocou muitas gargalhadas das pessoas que estavam presentes e ouviam Arlindo repetir vária vezes o nome de Garibaldi errado, José, José (talvez estivesse tentando se referir à José Agripino).

Veja a matéria na íntegra (G1, postado em 24/10/08 - 09h02)


Após gafe no Planalto, Chinaglia afasta funcionária do cerimonial

http://g1.globo.com/Noticias/Politica/foto/0,,15760366-FMMP,00.jpgO presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), informou nesta quinta-feira (23) o afastamento da função de uma funcionária do cerimonial da Casa que tinha a responsabilidade de fazer a lista das autoridades presentes a eventos de que ele participa. De acordo com o petista, a funcionária não será demitida, mas irá exercer outra função.

O afastamento se deve a uma gafe do presidente da Câmara na quarta-feira (22) em evento no Palácio do Planalto. Ao cumprimentar as autoridades presentes, Chinaglia chamou o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), de José Garibaldi.

Ao discursar, o presidente do Senado chegou a brincar com a gafe do colega após ele próprio errar o nome de outra autoridade, o ex-deputado Egídio Ferreira Lima. Garibaldi afirmou que "pior" era o caso do presidente da Câmara -que, segundo o presidente do Senado, convive com ele todo dia e ainda erra o seu nome, o que provocou gargalhada geral. Chinaglia chegou a encaminhar para Garibaldi a lista errada de seu cerimonial para se eximir do erro.

Nesta quinta-feira, o presidente da Câmara destacou que, além do erro no nome de Garibaldi, a lista de autoridades estava em ordem incorreta e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva era apenas o sexto a ser citado.

“Ela não tem formação original de cerimonial e vai exercer outra função mais apropriada. Eu não posso minimizar o caso na medida em que o próprio presidente do Senado se sentiu incomodado. Eu devo uma satisfação a ele”, disse Chinaglia. A funcionária afastada é concursada.

Garibaldi disse ter sido informado do afastamento, mas não quis comentar a medida do colega.