Os servidores do Judiciário Federal do Rio Grande do Norte, formado pelos funcionários do Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho e Justiça Federal, participam de uma caminhada, na manhã da próxima sexta-feira (08), em apoio a aprovação do Plano de Carreira dos Servidores (PCS).


A caminhada acontece às 10 horas da manhã, com saída da sede do TRT – 21ª região, que fica na Rua Lauro Pinto, no bairro de Lagoa Nova. De lá, os manifestantes percorrem um quarteirão inteiro seguindo pelas Avenidas Capitão Mor Gouveia e Jaguarari, entrando na Rua Raimundo Chaves e voltando para a Rua Lauro Pinto onde ocorrerá um ato público.

O Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal do RN (Sintrajurn), responsável pela organização da mobilização, trabalha com o slogan "Se eu quero o PCS, eu luto!" e espera adesão geral da categoria.

Em todo o Brasil os servidores do Poder Judiciário estão mobilizados.  12 estados estão em greve: Espírito Santo, Distrito Federal, Bahia, Mato Grosso, Pará, Amapá, Amazonas, Roraima, Rio Grande do Sul, Goiás, da Justiça do Trabalho da 15ª Região/SP e Rio de Janeiro.

O Plano de Cargos de Carreira dos Servidores (PCS) do Poder Judiciário da União faz parte do Projeto de Lei nº 6.613 que eleva os valores dos vencimentos dos cargos integrantes das carreiras do Poder Judiciário da União, buscando eliminar ou reduzir a defasagem salarial em relação a outras carreiras públicas. Se aprovado, mais de mil servidores dos cargos de Técnico e Analista Judiciário, de nível médio e superior, serão beneficiados no Rio Grande do Norte.

Quadro de mobilizações no RN:

TRE:
Na sexta-feira da semana passada (01), os servidores do TRE/RN decidiram entrar em estado de greve. A decisão foi tomada após a assembléia da categoria realizada no auditório do pleno na sede do Tribunal.

Justiça Federal:
Os Servidores da Justiça Federal do RN paralisaram as atividades, por duas horas, no dia 22 de junho, no horário das 14 às 16 horas. A categoria cruzou os braços cruzados em protesto contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de não manifestar interesse pelas causas dos servidores que há cinco anos acumulam perdas salariais e trabalhistas.

TRT/ 21ª Região:
Os funcionários do TRT realizaram dois atos públicos em frente ao prédio do Tribunal e de uma assembléia no Átrio das Varas.  Durante o último ato, na manhã do dia 22 de junho passado, os servidores participaram de uma manhã de protesto e decidiram pela manhã desta sexta-feira.


SERVIÇO:
Caminhada Protesto pela Aprovação do PCS
Horário:
Concentração: 9 horas
Saída: 10 horas
Local:
Em frente à sede do TRT/ 21ª Região
Rua Lauro Pinto - Lagoa Nova.