A governadora Rosalba Ciarlini esteve na tarde desta quinta-feira (07) na sede do Sebrae Nacional, em Brasília, visitando o presidente da instituição, Luiz Barretto. O encontro gerou novas parcerias nas áreas de mineração, apoio à micro e pequena empresa e Copa do Mundo, que serão discutidas em reunião no dia 25 de julho, em Natal, quando o presidente do Sebrae participa do lançamento do Programa Sebrae 2014, no Rio Grande do Norte, criado para identificar oportunidades de negócios em diversos setores durante a Copa do Mundo.

Durante a reunião, que aconteceu com a presença do superintendente do Sebrae/RN, Zeca Melo, do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RN, Silvio Bezerra, e da secretária de Estado da Infraestrutura, Kátia Pinto, foi destacada a geração de empregos durante o mundial. De acordo com a governadora, a expectativa é gerar cerca de 30 mil oportunidades de trabalho, diretas e indiretas, no Rio Grande do Norte, impulsionando a economia local. Um estudo detalhado, produzido pelo Sebrae Nacional em cima de cada cidade-sede para diagnosticar as potencialidades de cada uma, será lançado dia 25, durante o evento do Sebrae.


Além disso, o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante mereceu destaque durante o encontro, sendo citado por Zeca Melo como uma das obras mais importantes do estado. "O local foi escolhido a partir de um estudo detalhado e essa obra será um marco na história econômica do RN", disse o superintendente do Sebrae/RN. A governadora Rosalba Ciarlini lembrou que o local onde ele será construído vai gerar grandes oportunidades econômicas e pediu apoio da instituição para realizar um estudo na área para identificar as potencialidades.

O presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, demonstrou total interesse no estudo e solicitou à governadora que ela o acompanhe em uma visita ao local onde será construído o aeroporto, no próximo dia 25, para que ele conheça a área e possa ter noção de como o estudo será desenvolvido. Também participou da reunião o diretor técnico do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos.


MINERAÇÃO
O tema mineração também foi pauta do encontro entre a governadora Rosalba Ciarlini e o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto. Com o apoio do Governo do RN à atividade, a tendência é o crescimento dos investimentos na área. Além do apoio de empresas que exploram pedras preciosas e ornamentais, o Governo pretende dar apoio aos artesãos que usam esse tipo de material como matéria prima para o artesanato.

Em todas as regiões do Rio Grande do Norte é identificada a presença desse tipo de pedra, especialmente no Seridó, região que deve receber apoio a partir da parceria que deve ser firmada entre o Governo e o Sebrae. "Nós queremos fazer com que o Seridó, que tem um potencial imenso, tenha a oportunidade para se desenvolver", disse a governadora Rosalba Ciarlini, lembrando que, para isso, a qualificação da mão de obra é fundamental.

Assim, o Governo do RN pretende criar o Centro de Excelência em Mineração, um espaço dedicado à capacitação de pessoas que atuam nessa atividade. O assunto também será discutido com o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, durante o encontro dele com a governadora em Natal, em 25 de julho, quando será entregue a ele o projeto do Centro.