Cesar Cielo no desembarque da equipe de natação na China (Foto: Satiro Sodré / Divulgação Agif)
Cesar Cielo no desembarque da equipe de
natação (Foto: Satiro Sodré / Divulgação Agif)
Flagrados no exame antidoping, Cesar Cielo, Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked serão julgados pelo Tribunal Arbitral do Esportes (TAS) às 3h da madrugada desta quarta-feira (no horário de Brasília). Em busca do maior sigilo possível, a audiência, realizada em caráter de urgência a pedido da Federação Internacional de Natação (Fina), será em uma universidade de Xangai, na China, distante de onde acontecem as disputas do Mundial de Esportes Aquáticos. Os quatro nadadores terão a chance de se defender pessoalmente e contarão com a presença de um advogado, além de membros da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). A decisão do TAS poderá sair ainda nesta quarta. O prazo estipulado pelo próprio tribunal para divulgar o resultado, no entanto, é até sexta.

Cielo, que já estava em Macau, onde a equipe brasileira fazia aclimatação, desembarcou em Xangai na segunda. Henrique, Nicholas e Vinícius chegaram do Brasil na terça para a audiência. Os quadro nadadores, que tinham a chance de apresentar suas defesas por videoconferência, optaram por participar pessoalmente do julgamento. Para evitar o assédio da imprensa, eles estão hospedados em um hotel diferente do da delegação brasileira e evitam falar sobre o caso.


Em sua defesa, Cielo conta com um experiente advogado, o americano Howad Jacobs, que já trabalhou para mais de 70 atletas flagrados em doping. Este ano, ele conseguiu provar que um laboratório da Turquia tinha errado o teste de Diana Taurasi, bicampeã olímpica de basquete pelos Estados Unidos, e garantiu à jogadora uma pena menor do que a esperada. Em 2009, ele também foi o responsável pela estratégia que reduziu pela metade a suspensão da nadadora americana Jessica Hardy, que testou positivo para um esteroide anabolizante e nunca assumiu o uso.

Na semana passada, Jacobs disse em entrevista ao SporTV que o caso do brasileiro é mais simples do que muitos em que já atuou. O americano afirmou possuir documentos que comprovam a boa fé do campeão olímpico e mundial, que, segundo ele, se enquadra em um caso diferente de todos os que já viu.

Segundo o TAS, o resultado do julgamento sairá até o próximo dia 22. A expectativa do brasileiro é que ele receba no máximo uma suspensão de dois meses. Neste caso, ainda poderia disputar o Mundial de Xangai, que começa no dia 24 deste mês. Se for suspenso por mais de cinco meses, ele também não poderá participar dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro. Mas a pior das hipóteses é se o campeão olímpico e mundial pegar mais de seis meses de punição. Neste caso, pela Regra de Osaka, ele estaria automaticamente fora dos próximos Jogos Olímpicos, em Londres-2012.

Entenda o caso
No dia 8 de julho, o TAS recebeu da Federação Internacional de Natação (Fina) um pedido formal de julgamento do caso de doping dos quatro brasileiros com urgência. A entidade sugeriu a troca da advertência dada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) por uma suspensão, a contar a partir de maio, quando os nadadores atestaram adverso para a substância furosemida.

Os nadadores foram flagrados em exames realizados nos dias 7 e 8 de maio. No início do mês, a CBDA decidiu apenas aplicar advertência e anular os resultados deles no Maria Lenk. O painel de controle de doping da entidade levou em conta o "histórico dos atletas". Eles teriam explicado como o diurético entrou no organismo e que não houve aumento de desempenho.

A CBDA informou que uma farmácia de manipulação de Santa Bárbara D'Oeste - cidade de Cielo - enviou um relatório avisando sobre uma suposta contaminação das cápsulas por falta de limpeza no balcão onde as pílulas são produzidas. O estabelecimento, no entanto, negou ter assumido o erro pelo doping do nadador, mas admitiu a possibilidade de ter acontecido contaminação pelo ar.

Doping Cielo furosemida (Foto: Arteesporte / GLOBOESPORTE.COM)

Por Lydia Gismondi e Lívia Faria 
Direto de Xangai, China (G1)