Hoje a tarde,14, às 13h, o presidente e o vice-presidente da Câmara Municipal do Natal, os vereadores, Edivan Martins (PV) e Ney Lopes Jr.(DEM), receberão o embaixador da Letônia no Brasil, Sr. Artis Bertulis. O embaixador virá a Natal com intuito de estreitar o relacionamento da Letônia com o Brasil, especialmente com Rio Grande do Norte, pois pretende conhecer os potenciais econômicos do estado.
 
O embaixador cumprirá vasta agenda de visitas oficiais. Na oportunidade informará à Câmara Municipal do Natal da inauguração do Consulado Honorário da Letônia na capital, que terá o engenheiro natalense, Antonio Medeiros de Oliveira como responsável, o consulado será um canal de comunicação permanente entre o Rio Grande do Norte e o país do leste europeu.


Outro assunto é a possibilidade de cooperação mútua entre o estado do Rio Grande do Norte e a Letônia nas áreas de Cultura, Educação e Negócios. O embaixador informará à Câmara Municipal do Natal sobre a infra-estrutura de portos e estradas de ferro existentes na Letônia, como canal de entrada de bens e serviços do Rio Grande do Norte para a Rússia e Leste Europeu, com taxas mais atrativas.

AGENDA OFICIAL:
14/Jul                     
9h  Audiência com Dr. Flávio Azevedo, presidente da FIERN                              
11h - Audiência com prefeita de Natal Micarla de Souza
13h - Audiência com Presidente e o vice- presidente da Câmara Municipal de Natal                            
15h - Audiência com Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini
18h30 - Abertura do Consulado Honorário da Letônia em Natal
 

Saiba mais sobre a Letônia:

A Letônia, situada no centro de outros três Estados bálticos, é um país de clima úmido, essencialmente coberto por florestas e pastagens, situando-se a maior parte do seu território a menos de 100 metros acima de nível do mar. Trata-se de um país fortemente urbanizado, vivendo mais de um terço da população na capital – Riga. As florestas, que cobrem mais de 40% da superfície do país, fornecem grandes quantidades de madeira para construção e polpa de papel.

A indústria, que domina a economia, produz material ferroviário e uma vasta gama de bens de consumo, em especial eletrodomésticos. As fábricas de têxteis são famosas pelas suas lãs. As exportações incluem ferramentas para máquinas, produtos alimentares e têxteis.

A pesca constitui uma atividade importante, em especial a pesca do bacalhau e do arenque. A temperatura média durante o Verão é de cerca de 18º C, e durante o Inverno de -5ºC. Cerca de 56% da população é constituída por indivíduos de etnia letã.

A Letônia está dividida em 26 distritos e 7 cidades independentes. Apesar das cidades estarem localizadas geograficamente dentro dos distritos elas possuem estatuto diferenciado e são administradas separadamente.

O parlamento unicameral, chamado Saeima é atualmente o mais alto órgão de autoridade do estado na Letônia. Ele discute e aprova as leis propostas pelo primeiro-ministro letão. O primeiro-ministro possui total responsabilidade e controle sobre seu gabinete, e o presidente da república tem apenas uma função cerimonial como chefe de estado. Atualmente conta com 100 membros.

CURIOSIDADES
-a capital da Letônia, Riga, é a maior cidade dos três estados Bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia);

-as expressões artísticas mais populares entre os letões são a música e dança (diz-se que existe uma música tradicional para cada letão);

-Gastronomia: sopa de couve, pitanga com cebola, carne de porco com geléia, salada de batata com arenque, raiz de beterraba, maçã, e os doces são quase todos à base de frutos silvestres;

Nome oficial do país: República da Letônia
População: 2.421.000 hab.
Densidade: 37,5 hab./Km2
Capital: Riga
Idioma: letão (oficial)
Moeda: lats (1 lat -Equivale a 1,42 euros)
PIB - 27,3  Bilhões de dólares foi o PIB do país no ano passado 

A área da Letônia; corresponde a pouco mais de um quarto da área do Estado de São Paulo (248.808,8 km2)