http://www.caern.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/govrn/galeria/enviados/Parelhas.jpg 
Cinco mil pessoas da cidade de Parelhas, situada na região do Seridó e distante 232 quilômetros de Natal, serão beneficiadas ainda neste semestre pelos serviços de ampliação do sistema de abastecimento de água, intervenção da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) que irá atender a famílias residentes nos bairros Ivan Bezerra, IPE e parte do Cruz do Monte. O investimento resulta da aplicação de R$ 500mil, entre o serviço e o material, com recursos próprios da Companhia. A Caern vai instalar 3,5 quilômetros de rede de distribuição e destes dois quilômetros referem-se à substituição da antiga tubulação de cimento amianto por PVC, material mais resistente a vazamentos.  

Esta ação deve solucionar os problemas de desabastecimento para os moradores das partes mais altas da sede municipal, que terão a oferta do líquido reforçada em 50 mil litros por hora. A Caern inicia a fase final do processo licitatório no dia 2 de agosto, com a abertura das propostas para a execução do serviço. Após a expedição da ordem inicial de serviço e uma vez iniciada a obra, a previsão é de que esta seja concluída em 60 dias. O sistema de Parelhas vai receber mais um reservatório que vai dar suporte à ampliação da oferta de água e uma estação elevatória. O melhoramento no sistema vai beneficiar mais 130 famílias, que terão ramais implantados com nesta ação da Caern.

Outras 214 famílias, cerca de mil pessoas, também serão atendidas pelo projeto. Suas casas terão os antigos ramais substituídos, garantindo o fornecimento de água de forma mais eficiente. O sistema de abastecimento de água de Parelhas atende atualmente a 5.134 ramais ativos - que estão ligados normalmente - dispondo, no entanto, de 6.056 ramais cadastrados - aqueles que estão registrados, mas, podem estar cortados ou suprimidos.  O sistema de coleta de esgotos sanitários atende a 4.703 imóveis cadastrados e ativos. Conforme dados registrados pela Gerência Comercial da Caern, 91,6 % das casas que dispõem do serviço de abastecimento de água em Parelhas contam também com ligação de esgotos sanitários.

LICITAÇÃO

A Caern realiza licitação para a execução da obra de Parelhas em 2 de agosto, às 9h, na Administração Central da empresa, na Avenida Senador Salgado Filho, 1555. O edital com as especificações da obra encontra-se à disposição das construtoras interessadas no site da Companhia (www.caern.com.br), no link "Licitações" e ainda na Assessoria de Licitações, na sede da Caern, até às 9h de 1º de agosto. 

Flamínio Oliveira e Juliano Freire – ACS Caern