O Senador José Agripino Maia (DEM-RN), um dos mais destacados líderes da oposição no Congresso Nacional é o principal acionista da Rede Tropical de Comunicação, grupo que congrega TV’s e Emissoras de Rádios na capital e no interior do Estado do Rio Grande do Norte.

Na cidade de Nova Cruz-RN (distante 93 km da capital potiguar), o senador José Agripino mantém a Rádio Curimataú AM. Ou seja, quem mantém de fato a emissora são os trabalhadores ali lotados, que derramam seu suor, dando expediente diariamente e estão há exatos 18 meses sem o recebimento de seus salários na integridade.

Desde que assumiu a presidência do Sindicato dos Radialistas do RN o radialista Jailson Gomes fvem fazendo gestões junto ao Superintendente do Sistema Tropical, jornalista Jânio Vidal, cunhado do Senador José Agripino e junto a chefe do Departamento de Pessoal, Sra. Elirene Oliveira, no sentido de sanarem a situação que circunstancia a Rádio Curimataú de Nova Cruz-RN.
No dia 09 de junho o presidente do SINTERT-RN visitou a Rádio Curimataú onde manteve contato com os funcionários e com o diretor Pedro Monteiro Carlos. Na ocasião o Sr. Pedro Monteiro Carlos recebeu a direção do Sindicato de forma grosseira e impediu que os funcionários mantivessem contato com o presidente. In loco ficou constatado que a situação da emissora é pior que se imagina. O presidente do Sindicato buscou outros meios e lá mesmo em Nova Cruz conseguiu conversar pessoalmente com os trabalhadores. As informações são ainda mais negativas: Ferindo a legislação trabalhista a Rádio Curimataú não vem pagando salários integrais, mantêm funcionários em regime de acúmulo de função sem reconhecer tal vantagem, trabalhadores sem Registro Profissional de Radialista atuam nos transmissores, na operação de áudio e na locução com a função de Auxiliar de Serviços Gerais (ASG) na Carteira de Trablaho.
O Sindicato deu um prazo de 10 dias ao diretor Pedro Monteiro Carlos para que a situação fosse solucionada.

DESRESPEITO AO SINDICATO E ASSÉDIO MORAL AOS TRABALHADORES
A ação do Sr. Pedro Monteiro Carlos após a visita do Sindicato foi uma emenda que está saindo pior que o soneto. Reuniu os funcionários para descobrir quem havia denunciado a Emissora ao Sindicato e está tentando a todo custo que os funcionários assinem os contracheques dos 18 meses de atraso, com data retroativa, sem o recebimento dos salários. Ao ser questionado pelos funcionários o que iria ocorrer se os mesmos assinassem algo que comprometesse a denúncia e conseqüente Ação Judicial a ser apresentada pelo Sindicato, o Sr. Pedro Monteiro Carlos disse, textualmente (e isto está gravado) que o presidente do SINTERT-RN era um “bosta” e que não teria força nenhuma para comprometê-lo diante do Senador José Agripino.
Na próxima semana a Sindicato dos radialistas estará protocolando junto ao Ministério do Trabalho e do Emprego e a Procuradoria do Trabalho duas ações em favor dos trabalhadores do Sistema Tropical de Comunicação. Esta, com certeza, é a melhor forma dos direitos dos trabalhadores serem restabelecidos e a relação de trabalho na Rádio Curimataú voltar a normalidade.