A Polícia Federal, devidamente autorizada pela Justiça, realizou às 10h desta quarta-feira,22, no alto-forno de uma empresa de tratamento de resíduos na Rodovia RN 160, Distrito Industrial de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, a incineração de aproximadamente 450 kg de substâncias entorpecentes,  as haviam sido apreendidas nos anos de 2010/2011 no RN.







Na oportunidade, foram destruídas também vários apetrechos utilizados para camuflar a droga, tais como: malas, roupas, caixas, mochilas, tonéis, sacos plásticos, etc.


Através das suas unidades em todo o país, vem incinerando substâncias entorpecentes em comemoração a XIII Semana Nacional Antidrogas que este ano teve início no último dia 19 e tem o seu encerramento previsto para o próximo domingo, dia 26.

O montante de substâncias ilícitas queimadas na manhã de hoje foi resultado de operações diversas realizadas nas cidades de Natal, Parnamirim, São José de Mipibú, Ceará-Mirim e Santa Cruz. Nestas ações, 38 pessoas foram presas em flagrante.

Eis o quantitativo incinerado:

CRACK.......................................................247,8 kg
COCAÍNA...................................................104,7 kg
MACONHA...................................................93,9 kg


Falando à imprensa, o Superintendente Regional da PF, Marcelo Mosele, disse que estas apreensões vão além de uma cotidiana conduta policial, pois os Policiais Federais que fazem a DRE tem como principal característica o comprometimento, empenho e dedicação 24 horas por dia, muitas vezes em detrimento de sua família, seu lazer e da própria saúde.
Registrou também que esta luta tem que ser encampada por todos e não só pela polícia, tem que envolver todos os órgãos públicos ligadas a diversos ramos, em especial, os ligado a área de saúde. "O combate não pode se restringir a retirada de drogas das ruas, pelo contrário, temos que aumentar a atuação na prevenção, tratamento dos usuários e reinserção social", finalizou.



Além do Superintendente da PF no estado, estiveram presentes ao acontecimento, o chefe das Delegacia de Repressão a Entorpecentes(DRE); autoridades do judiciário; do Ministério Público Estadual; do Ministério Público Federal e fiscais da Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde Pública-SESAP.
 
SENAD

A Semana  Antidrogas, surgida em 1999, celebrou o primeiro aniversário da Secretaria Nacional Antidrogas-SENAD, criada em 19 de Junho de 1998 e, tem por objetivo conscientizar e mobilizar a sociedade brasileira para o enfrentamento aos problemas relacionados ao uso de drogas. A programação é realizada anualmente em cada estado por diferentes entidades.