Quatro deputados do PMDB integram a Comissão Brasileira do Parlamento do Mercosul, formada por 37 parlamentares.

O Parlamento do Mercosul vai se reunir  em Montevidéu, Uruguai, nos dias  11 e 12 de julho, antes do recesso parlamentar do Congresso Nacional.



Na condição de líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, indicou os deputados  Íres Araújo (GO),  Marçal Filho (MS),  Moacir MIcheleto (PR) e Raul Henry (PE) para representarem o partido no Parlasul.

A representação do Brasil conta com 27 deputados e 10 senadores titulares, além de igual número de suplentes. Os novos mandatos são transitórios.

A ampliação da representação de 18 para 37 parlamentares, indicados pelas lideranças partidárias, já havia sido aprovada, em sessão do Congresso Nacional, realizada em Maio.

O Parlamento do Mercosul é constituído por representações proporcionais à população dos países que integram o mercado comum formado pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Futuramente o Brasil terá 75 representantes no Parlamento do Mercosul. A Argentina elegerá 43 parlamentares e Paraguai e Uruguai 18 eleitos por país.

Até agora somente o Paraguai realizou eleições diretas para o Parlamento do Mercosul. O Brasil tem até 2014 para eleger diretamente seus representantes.

Pelas regras que irão substituir a atual fase de transição, deputados e senadores não poderão acumular as funções no Congresso Nacional com as do Parlamento do Mercosul.