De acordo com informações da Assessoria de Comunicação, a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) executa neste domingo (19) e segunda-feira (20), uma grande operação de restauração da malha viária nos bairros do Alecrim e Cidade da Esperança. Com um investimento em torno de R$ 100 mil, o mutirão contará com a participação de outras secretarias do município. Serão 300 toneladas de cimento asfáltico de petróleo (CAP) empregados nas obras de tapa buraco. A operação incluirá as melhorias no sistema de drenagem e limpeza pública das praças e contará com a participação de outros órgãos municipais.


No Alecrim, os serviços serão realizados das 8h00 ao meio dia do domingo e serão vistoriados pela  prefeita Micarla de Sousa estará no bairro a partir das 9h00. Os logradouros contemplados com as melhorias são: avenida Presidente Quaresma, avenida Coronel Estevam, avenida Presidente Bandeira, rua Leão Veloso, rua dos Canindés, avenida Mário Negócio, rua Olinto Meira, Rua Leonel Leite/ Paianazes. Os serviços mobilizarão 60 trabalhadores, dez caminhões basculantes, uma motoniveladora e três rolos compactadores.

Segundo o secretário adjunto de Operação da Semopi, Caio Múcio Pascoal, por ser um dos bairros mais importantes de Natal, principalmente no ponto de vista comercial, a Prefeitura decidiu priorizar a primeira grande operação de conservação nas principais vias. "Optamos por trabalhar no domingo, haja vista a necessidade de não atrapalhar o comércio, sobretudo o fluxo de trânsito, que é muito intenso de segunda a sábado", explicou.

Na Cidade da Esperança, outro bairro populoso da capital, a Semopi fará a recuperação das vias pavimentadas em paralelepípedos e asfalto, objetivando melhorar as condições de trafegabilidade, proporcionando maior conforto aos motoristas. "Por abrigar a rodoviária nova e o Detran, além de integrar vários bairros da zona Oeste, como Cidade Nova, Planalto e Felipe Camarão, a Cidade da Esperança atrai uma grande quantidade de veículos, necessitando, portanto, de uma boa malha viária", alegou Caio.

As obras contarão com oito equipes - totalizando cem homens -, oito caminhões basculantes e três rolos compactadores. As principais vias recuperadas incluem as ruas Adolfo Gordo, Paraíba, Ceará, Perimetral Leste, Rio Grande do Sul, Natal e Rio Grande do Norte, entre outras.

Nessa sexta-feira (17), dando continuidade aos trabalhos de rotina, dentro do Programa de Recuperação de Vias (PRV), a Semopi executou os reparos na malha asfáltica, na zona Leste da capital, contemplando as ruas Ulisses Caldas (Centro), avenida Floriano Peixoto  - atrás da Catedral - (Petrópolis) e rua São João de Deus (Rocas).

Na zona Sul, o asfalto foi restaurado em vários trechos na avenida Rui Barbosa (Novas Descoberta) e Salgado Filho (Nova Descoberta) – ao lado da igreja Universal, Anel Viário do Campus da UFRN, Ayrton Senna (Pirangi/Jiqui) e Avenida das Alagoas (Pirangi/Jiqui). Na zona Norte, as equipes trabalharam na avenida Paulista (Panatis).

Também foram realizadas as obras de recuperação da pavimentação em paralelepípedos em vários pontos da cidade. As melhorias chegam às ruas Café Filho(Rocas), Enico Monteiro(Ponta Negra) e  Nossa Senhora do Ó (Igapó). No Parque das Colinas, os técnicos melhoraram a qualidade do solo nas vias não pavimentadas do bairro, como as ruas Carlos Lamas, João Alves Flor, Agnaldo Gurgel e Eletricista Elias Ferreira.

Nas Rocas, a Semopi também avançou com obras no sistema de drenagem nas ruas Pastor Bueno Asa e Felinto Elísio. A recuperação ainda incluiu as instalações físicas (cercas, arames, estacas e pintura da casa de bombas) na lagoa do Nova República (Santarém).