Quadrilha Rancho Alegre faz sua estreia em Apodi

Dez anos de uma linda trajetória de lutas, conquistas e muito sucesso. Essa foi à denominação usada pelos integrantes do grupo cultural Rancho Alegre, responsável pela quadrilha de mesmo nome. Na noite de ontem, 16, os jovens emocionaram, mais uma vez, a população de Apodi que esteve presente na Praça Getúlio Vargas.

Este ano o Rancho Alegre, orgulho do povo apodiense, fez uma homenagem em seu enredo da dificuldade de manter uma Quadrilha junina. Através de sua apresentação foi contado em detalhes, desde as rifas e bingos realizados para arrecadar fundos, até o significante apoio das instituições públicas e privadas que incentivam as apresentações.

A Prefeitura Municipal de Apodi, através da Secretaria de Turismo é uma das grandes patrocinadoras da quadrilha Rancho Alegre. O grupo se apresenta hoje na cidade de Currais Novos.

Primeira noite do Festival de Quadrilhas emociona público presente

Os expectadores que tiveram a grata alegria de assistir a abertura do II Festival de Quadrilhas Juninas estilizadas, na noite de ontem, 16, no largo da igreja matriz, PELA Prefeitura Municipal de Apodi, através da Secretaria de turismo, acompanharam a beleza das cores, adereços e toda a alegria estampada na face dos participantes. A prefeita Goreti Pinto recebeu amigos e equipe de trabalho no camarote da prefeitura, onde foi servido comidas típicas da época.

Muitas pessoas acompanharam atentamente as apresentações que aconteceram em uma arena montada defronte a igreja matriz São João Batista. Hoje, 17, é a segunda noite do evento, onde mais três quadrilhas se apresentarão.

Prefeitura de Apodi incentiva arraial de rua

Acreditando na promoção da cultura local, por meio da manifestação popular, a Prefeitura Municipal de Apodi está incentivando através de apoio cultural os Arraiais de rua. O primeiro a ser realizado foi no bairro Malvinas (02/06), dentro da agenda de festas nos bairros, os próximos serão dia
24, na Rua Padre Benedito Alves e 26 no Conjunto Bacurau I.

Consta ainda na programação dos eventos nas ruas, festa no dia 01 de julho, na Rua Aristides Pinto (local conhecido como Brecha da Gata), e por último dia 02/07 na Rua Adrião Bezerra. Em todos os arraiais de bairro a prefeitura está disponibilizando o grupo Feras do Forró para fazer a animação.

A prefeita Goreti Pinto tem feito uma gestão descentralizada e preocupada com o bem estar da população apodiense. O apoio aos arraiais de rua foi uma solicitação dos lideres de bairros e ruas que foi prontamente atendida pela gestora.

Quadrilhas Juninas de Apodi recebem incentivo cultural da prefeita Goreti Pinto

Uma das principais características dos festejos juninos é, sem dúvida nenhuma, as belas apresentações de quadrilhas tradicionais. Pensando na valorização desta arte a prefeita de Apodi, professora Goreti Pinto, tem apoiado os grupos culturais da cidade, especialmente as quadrilhas tradicionais. Um claro exemplo disso são as quadrilhas Renascer do Sertão e Rancho Alegre.

A Quadrilha Renascer do Sertão, presidida por Roberto Carlos de Freitas, é formada por cerca de 50 jovens moradores da comunidade de Poço Tilon, distante cerda de 13 km da sede do município. Este é o segundo ano de apresentações do grupo, o presidente comenta sobre a atenção da prefeita.

"Goreti foi muito solícita para com todo o grupo, se não fosse o apoio da prefeitura de Apodi não teríamos como sair este ano, graças a este incentivo faremos apresentações em várias cidades do RN e mais duas cidades do Ceará", comentou Roberto Carlos.

O Rancho Alegre, grupo cultural coordenado por Fátima Guerra, é mais uma Quadrilha Junina a receber o apoio da Prefeitura Municipal de Apodi.