Em uma solenidade realizada neste sábado (25) no Ginásio Nélio Dias, foi  aberto oficialmente o XI Campeonato Mundial de Basquete Master em Natal,  quando desfilaram delegações de 28 países de todo o mundo, dentre elas a do Brasil. O evento conta com o apoio da Prefeitura do Natal na sua organização e divulgação e tem a participação de 4,5 mil atletas, entre 30 e 75 anos de idade, formando 200 equipes em várias categorias.

O secretário chefe do Gabinete Civil (Segap), Kalazans Bezerra, que representou a prefeita do Natal no evento, destacou a capital potiguar como sede de um torneio de nível mundial. "Natal é atualmente uma das cidades mais preparadas para receber eventos internacionais, a exemplo do 1º Meeting Internacional de Ginástica Artística na UFRN e o mundial de basquete master, que estão ocorrendo simultaneamente no município", destacou o secretário Kalazans Bezerra.

PETI e Pró-jovem

Durante a abertura do campeonato, após a entrada das delegações, um grupo de 160 jovens, atendidos pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e do Pró-jovem, desfilaram, durante o pedido paz entre as nações participantes da competição.
As estudantes Maria Jeiseiny (15 anos),  Josy Dayane (11 anos) e Maria Thalia (14 anos), homenagearam a prefeita, com cartazes com mensagem positivas de estímulos para que a chefe do executivo municipal natalense continue firme na sua jornada.


O titular da Segap afirmou que a prefeita Micarla de Sousa tem dado apoio significativo para realização destes eventos, o que já é uma preparação para concretização da Copa do Mundo de Futebol em 2014 na cidade.

O pedido para que Natal fosse sede do mundial master de basquete ocorreu no mundial da categoria em 2007, em Porto Rico, feito pela Federação Brasileira de Basquetebol Master (FBBM). Em 2009, a Prefeitura do Natal enviou vídeos com as potencialidades naturais e econômicas e de infraestrutura da capital potiguar e com a prefeita Micarla de Sousa defendendo a vinda da competição, a cidade foi  escolhida como sede do Mundial deste ano.
O município concorreu com outras 24 cidades do mundo e foi escolhido, entre outros motivos, pela sua estrutura de sua rede hoteleira, dos seus parques esportivos, dentre estes 15 ginásios, locais onde ocorrerão os jogos. O ginásio Nélio Dias, na zona Norte, será um dos principais palcos, com capacidade para 10 mil torcedores.

Países participantes
Argentina, Áustria, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Croácia, República Checa, Estônia, Alemanha, Estados Unidos, Grécia, Honduras, Letônia, Lituânia, Moldávia, Panamá, Peru, Polônia, Porto Rico, República Dominicana, Rússia, Eslováquia, Eslovênia, Ucrânia, Uruguai, Venezuela e Espanha.