Médicos de luto. Assim se definem os médicos cirurgiões que trabalham no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró.

No último dia 13, os médicos enviaram um comunicado a diversas entidades médicas e a direção do hospital, denunciando o não pagamento dos honorários dos plantões do mês de abril, relatando que, por este motivo, eles não vão cumprir as escalas de plantões nos meses de maio e junho.


Na carta, os médicos fazem uma crítica ao "maior são João do mundo". E alertam que em véspera das festividades juninas, a situação da saúde pública de Mossoró é caótica e extremamente preocupante.

"O Tarcísio Maia será palco do inferno de Dante na versão junina. Todos os atores estão convidados. Cenas fortes de muita dor, pacientes crivados de balas, perfurações produzidas por armas brancas, traumatismo craniano grave, amputações traumáticas de pernas e algumas queimaduras básicas. Um custo social altíssimo", diz um trecho da carta publicada.

Denunciam ainda outras questões como a improvisação de uma UTI infantil (sem plantonistas para a área), inexistência de plantonista anestesiologista, estrutura precária e falta de higiene nas observações masculinas e femininas, e a ausência de ortopedistas por mais de 10 dias.

Veja os documentos abaixo: