O secretário de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária – Seara, Gilberto Jales, participou de uma reunião de trabalho junto à Coordenação Nacional do Programa Arca das Letras, no Ministério do Desenvolvimento Agrário, em Brasília. Na oportunidade, ele aproveitou para conhecer toda estrutura de trabalho do programa e ressaltar o entusiasmo da governadora Rosalba Cialini pela Arca das Letras.

O programa, que no estado do Rio Grande do Norte é coordenado pela Seara, leva conhecimento e cidadania às comunidades do campo através do incentivo a leitura. A implantação das bibliotecas rurais – projeto que estava parado – deverá ter novo impulso a partir de agora com ações conjuntas do Governo do Estado com o Ministério do Desenvolvimento Agrário através da Seara e da coordenação nacional do programa.

O secretário Gilberto Jales também apresentou à coordenadora nacional Programa Arca das Letras, Cleide Cristina Soares, uma proposta de realização do Encontro de Agentes de Leitura e de campanhas de doação de livros, a serem desenvolvidas ainda em 2011.

A Arca das Letras tem grande alcance social pelo fato de levar cultura às famílias do campo e por utilizar mão de obra dos apenados para a confecção das arcas de madeira aonde são guardados e expostos os livros. Nesse sentido a SEARA vai buscar junto à Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania – Sejuc para assinar convênio de parceria que incrementará ainda mais a importância do Programa.

A Meta para 2011 é implantar pelo menos 200 novas Arcas das Letras no Rio Grande do Norte em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura e outros órgãos da administração indireta.