A Operação Semana Santa será realizada, no Estado do Rio Grande do Norte, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros Militar e Samu, a partir da próxima quarta-feira (20) estendendo-se até o dia 24 (domingo). Paralelamente a esse trabalho e para maior conscientização dos motoristas nas estradas, as instituições lançam no RN, a exemplo dos demais estados do país, a campanha ?Acenda os faróis. Dê uma luz para a vida?.

A PRF, o Corpo de Bombeiros e o Samu, solicitam aos motoristas que no feriado da Semana Santa, em suas viagens, acendam os faróis durante o percurso. O principal intuito dessa campanha é ver e ser visto, os faróis acesos mesmo durante o dia e ?céu claro? fazem uma significativa diferença.

Estudos, segundo a PRF, comprovam que os faróis acesos durante o dia aumentam em 60% a visibilidade, e podem ser vistos à três quilômetros de distância.

A utilização dos faróis no período diurno não é obrigatório e nem proibido. Atualmente a iluminação veicular é matéria regulamentada pelo artigo 40 do CTB-Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), para os veículos que circulam no sentido contrário.

Recomendações


Além de acender os faróis, a Polícia Rodoviária Federal, o Corpo de Bombeiros e o Samu, também pedem para que os motoristas fiquem atentos às seguintes orientações: respeite os limites de velocidade, não dirija sob efeito de álcool ou drogas, evitar ultrapassar em local proibido, utilize o cinto (todos os ocupantes do veículo), assim como o assento adequado para crianças.

Recomenda-se ainda conduzir motocicleta com segurança e também utilizando os equipamentos de segurança adequados, muita atenção ao trânsito de pedestres, tanto no perímetro urbano como na zona rural, e dirigir com atenção em qualquer situação, principalmente no período noturno e tempo chuvoso. Por fim, nunca dirigir cansado ou sonolento.

Prevenção


Com intuito de alertar aos motoristas quanto aos cuidados que devem ser tomados nas estradas, os órgão parceiros da campanha estarão distribuindo milhares de panfletos com orientações e dicas para se ter uma viagem segura, saber como proceder em casos de acidentes e com telefones de emergência para o acionamento rápido do socorro.