Na tarde desta segunda-feira (4), a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, e o secretário municipal de Educação, Walter Fonseca, assinaram a Ordem de Serviço para reforma e melhoria emergencial de 55 escolas da rede municipal de ensino. A solenidade de assinatura aconteceu no salão nobre do Palácio Felipe Camarão.

Para a melhoria da infraestrutura das unidades escolares, serão investidos recursos próprios da ordem de R$ 439.798,31, por meio de uma licitação emergencial. A realização das obras está prevista em quatro frentes: revisão da cobertura das unidades escolares, dos seus respectivos ginásios esportivos e das redes elétrica e hidráulica. O prazo de conclusão para as obras é de 60 dias e, durante este período, a Prefeitura do Natal vai realizar uma segunda licitação para contratação de empresa para realizar manutenção das escolas da rede municipal durante todo o ano.
A chefe do Executivo Municipal ressaltou o compromisso de sua gestão com a educação municipal e a importância destas reformas, que irão possibilitar um maior conforto e aproveitamento por parte dos alunos. “Além destas reformas emergenciais, iremos fazer outra licitação para que uma empresa seja responsável pela manutenção destas escolas. Assim, a comunidade escolar pode ficar tranquila com a certeza de que teremos recursos específicos para manter os ambientes bem estruturados. Precisamos ter escolas preparadas e mestres cada vez mais focados no bem educar dos alunos. Para isso, uma boa estrutura escolar é fundamental”, declarou a prefeita.

Segundo o secretário municipal de Educação (SME), Walter Fonseca, equipes da SME visitaram as 71 escolas da rede municipal, durante duas semanas, a fim de verificar os problemas existentes. O relatório com as observações de 55 escolas foi apresentado ao titular da pasta no último dia 31. “Nós realizamos uma força tarefa para constatar a realidade de cada escola. De posse deste relatório final, tivemos a iniciativa de realizar esta licitação emergencial para reformar as que apresentaram problemas. A partir de uma nova licitação, todas as escolas estarão resguardadas para que ao apresentar qualquer necessidade, a manutenção seja feita de imediato”, explicou o secretário, acrescentando que, por serem reformas pontuais, estas não irão atrapalhar a continuidade do ano letivo.

A diretora da Escola Municipal Berilo Wanderley, Janilza Pinheiro, participou da solenidade e se mostrou satisfeita com as reformas que a unidade que dirige irá receber. “Nós pleiteamos algumas reformas e espero que as melhorias possam contribuir para melhorar a estrutura da nossa escola e, por conseqüência, o conforto dos nossos alunos”, ressaltou a diretora.

Também estiveram presentes na solenidade, o secretário chefe do Gabinete Civil, Kalazans Bezerra e o presidente da Câmara Municipal do Natal, Edivan Martins.


Escolas que serão beneficiadas com melhorias na infraestrutura

1. E. M. Herly Parente
2. E. M. Carlos elo Moreno
3. E. M. Djalma Maranhão
4. E. M. Henrique Castriciano
5. E. M. Palmira de Souza
6. E. M. Zeneide Higino
7. E. M. Francisca de Oliveira
8. E. M. Irmã Arcângela
9. E. M. José Melquiades
10. E. M. Dalva de Oliveira
11. E. M. Ivonete Marciel
12. E. M. Maria Madalena
13. E. M. Monsenhor José Alves Landi
14. E. M. Eudo José
15. E. M. Mário Lira
16. E. M. Nossa Senhora da Apresentação
17. E. M. São Francisco de Assis
18. E. M. Malvina Cosme
19. E. M. Francisco Varela
20. E. M. Iapissara Aguiar
21. E. M. Celestino Pimentel
22. E. M. Chico Santeiro
23. E. M. Angélica Moura
24. E. M. Luiz Maranhão
25. E. M. Berilo Wanderley
26. E. M. Nossa Senhora das Graças
27. E. M. Joaquim Honório
28. E. M. João XXIII
29. E. M. Juvenal Lamartine
30. E. M. Mereci Gomes
31. E. M. Santos Reis
32. E. M. Antônio Campos
33. E. M. Ulisses de Goes
34. E. M. Profª Adelina Fernandes
35. E. M. Amadeus Araújo
36. E. M. João Paulo II
37. E. M. Joseane Coutinho
38. E. M. José Alves Landin
39. E. M. José de Andrade Frazão
40. E. M. José do Patrocínio
41. E. M.Laércio Fernandes
42. E. M. Lourdes Godeiro
43. E. M. José Alves Sobrinho
44. E. M. Maria Alexandrina
45. E. M. Maria Dalva
46. E. M. Nossa Senhora dos Navegantes
47. E. M. Reginaldo Fernandes
48. E. M. Santa Catarina
49. E. M. Tânia Almeida
50. E. M. Terezinha Paulino
51. E. M. Vera Lúcia
52. E. M. Veríssimo de Melo
53. E. M. Waldson Pinheiro
54. E. M. Zuleide Fernandes